Uema inaugura as novas instalações do prédio da Reitoria

Por em 1 de outubro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na tarde de ontem (30), às 17h, no campus Paulo VI, a inauguração oficial das novas instalações do prédio da Reitoria.

Estiveram presentes no evento o reitor José Augusto Oliveira; o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa; os pró-reitores Maria Auxiliadora de Mesquita (PROG); Walter Canales Sant’Ana (PRA); Antonio Pereira e Silva (Proplan); Vânia Lourdes Martins (Proexae); e Profírio Candanedo Guerra (PPG); o coordenador de planejamento físico da Uema, Vitor Hugo Plum; diretores de cursos, diretores de centros, chefes de departamentos, professores, assessores, servidores, comunidade acadêmica e convidados.

Como convidados especiais à inauguração, marcaram presença os ex-presidentes da Federação das Escolas Superiores do Maranhão (FESM), Francisco de Salles Baptista Ferreira (1974), Arthur Almada Lima Filho (1974 a 1976), José Mariano dos Santos (1976 a 1979), e Zenira Fiquene, representando seu esposo, José Ribamar Fiquene in memoriam (1979 a 1980). Também participaram da cerimônia os ex-reitores Francisco Sousa de Bastos Freitas (1981 a 1983) e Maria Eline Barbosa Oliveira (2002).

A cerimônia teve início com o descerramento da placa de inauguração e, em seguida, o coordenador de planejamento físico da Uema, Vitor Hugo ressaltou que “o prédio da Reitoria é consequência de um trabalho realizado com o objetivo de oferecer o melhor para as pessoas que irão desenvolver suas atividades em um ambiente agradável, visando uma maior produção dentro da capacidade de cada um”.

O reitor José Augusto declarou, que a Uema está cumprindo com o dever de oferecer o melhor para sua comunidade acadêmica. “Entre as metas traçadas em nossa gestão, está a melhoria da infraestrutura. Hoje inauguramos as novas instalações do prédio da Reitoria com a convicção de que fizemos o nosso trabalho e com a consciência tranquila que assim caminhamos e avançamos de forma adequada e necessária”. E finalizou: “O objetivo é que a comunidade universitária encontre o melhor ambiente nesta casa e que o resultado de todo o trabalho seja um retorno para a sociedade”.

Já o vice-reitor Gustavo Costa destacou que a história de uma universidade é feita de simbologias e momentos solenes. “O prédio da Reitoria é um locus simbólico, que abriga a direção máxima da instituição, onde se dão as maiores decisões em nível estratégico. Trata-se de um espaço de grande representatividade, um cartão de visitas da instituição. Hoje, temos um prédio maior, mais moderno, mais funcional e, certamente, condizente com a grandeza da Uema”.

O professor Francisco de Sales Batista, disse em sua fala: “é muito bom estar aqui, e, se olharmos hoje, podemos vê a expansão de uma semente que plantamos. Parabéns àqueles que defendem o bom ensino desta universidade e que possamos crescer mais, para termos um estado rico para todos”.

Na oportunidade, foi inaugurada também, a Galeria de Reitores da universidade, e os convidados puderam conhecer as instalações do novo prédio, enfocando a qualidade do ambiente para a instituição.