Reitor da Uema recebe Título de Cidadão Arariense


Por em 19 de outubro de 2014



Nesta sexta-feira (17), aconteceu na Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Arari, a cerimônia de outorga do Título de Cidadão Arariense, concedido pela Câmara Municipal daquele município, ao reitor da Universidade Estatual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira.

Compuseram a mesa de honra o presidente da Câmara de Municipal de Arari, Evando Batalha Piancó; o secretário da Câmara, Cabito Abas; o prefeito de Arari, Djalma Melo Machado; o reitor da Uema e homenageado, José Augusto Oliveira; o chefe de Gabinete da Reitoria, Raimundo de Oliveira Rocha; o presidente da Academia Arariense e Vitoriense de Letras, Éden do Carmo Soares; o representante da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências; Cleilson Fernandes; o secretário de Educação de Arari, Nilson Ericeira; e a professora Edna Bezerra, representando o Polo da Uema em Arari.

 Na ocasião, compareceu para prestigiar o evento uma comitiva de São Luís composta pelos pró-reitores  Antônio Pereira (Planejamento);  Porfírio Candanedo Guerra (PPG); o presidente da Apruema, Mivaldo Oliveira; o representante do Rotary Club Internacional, Pedro Ivo de Carvalho Viana; o presidente do Crea-MA, Antônio de Pádua Angelim; o professor João Francisco Batalha, representando a Secretaria de Estado e Educação; a coordenadora de Pós-Graduação, Cristiane Pestana; assessores da Reitoria, diretores de Curso, professores, funcionários e convidados.

O presidente da Câmara fez a abertura da cerimônia, depois passou a palavra para o vereador Cabito, que leu um versículo bíblico. Em seguida, foi feita a leitura do projeto que promulgou o título de cidadão ao professor José Augusto.

O professor Raimundo Rocha, foi convidado a ler a biografia do reitor, ressaltando o trabalho realizado em prol do desenvolvimento de Arari e acrescentou: “É com grande emoção que falo sobre o reitor e meu amigo, José Augusto, homem de força e que inspira os que estão ao seu redor por sua trajetória de vida e empenho na luta pelo desenvolvimento e expansão da universidade”.

Já o vereador Almir Leite, autor da proposição do título, iniciou sua fala comentando sobre a importância da figura do professor no desenvolvimento de uma  sociedade, e aproveitou para parabenizar os docentes pelo Dia do Professor, em especial ao reitor, pelo trabalho realizado no Maranhão. “É um extremo ato de cunho cívico para Arari este dia. O progresso que o professor José Augusto fez no ensino do Maranhão, principalmente, em nosso município, tinha que ser reconhecido. Ele se empenhou muito para trazer o polo da Uema para esta cidade.”, lembrou. Em seguida, fez a entrega do título.

As palavras do prefeito Djalma Melo foram de contentamento pelo prestígio e contribuição do reitor pela cidade. “Tenho plena consciência da importância de ser um cidadão daqui. O cidadão arariense trabalha em prol do desenvolvimento da cidade e José Augusto Oliveira é um cidadão arariense”, enfatizou.

Em sua fala, Cleilson Fernandes, contou como a cidade era décadas atrás, quando os estudantes precisavam ir para cidades próximas ou morar na capital, a fim de ter acesso a uma universidade o, que, com a chegada de algumas instituições de ensino superior, diminuíram os obstáculos. Para ele, no entanto, faltava mais. Com a chegada da Uema, abriu-se um leque maior de cursos superiores, que beneficiaram muitos jovens, e isso graças ao papel desempenhado por José Augusto. “É um ato de justiça, o reitor receber este título, por trazer ensino de qualidade e gratuito para nosso município. Hoje, Arari é referência que atrai pessoas de cidades vizinhas e, até mesmo de locais distantes, em busca da graduação”, ressaltou. E disse ainda: “Um grande homem se conhece pela sua grande obra. A Câmara agradece sua dedicação e reconhece suas ações como cidadão, não só por práticas, mas agora de direito”.

Para o acadêmico Éden, a concessão do título foi uma homenagem condizente com o trabalho desenvolvido com eficiência pelo reitor durante 37 anos na área da educação. “Que minhas palavras alcancem o grau de reconhecimento que hoje é concedido ao reitor da Uema. Este é um momento de louvor à sabedoria e à praticidade em favor do bem comum”, afirmou.

Foi dada também oportunidade ao estudante Romário de Souza, acadêmico do Programa Darcy Ribeiro, para fazer uma homenagem em nome dos estudantes do polo de Arari. Romário agradeceu em nome de todos e enalteceu o trabalho realizado por José Augusto na cidade. “Ensino Superior não é mais um sonho distante nosso. Agradecemos por ser esta brilhante personalidade e por dar aos estudantes daqui acesso à graduação sem a necessidade de sair da nossa terra”, disse. Após, a fala do aluno, vários outros estudantes levantaram placas no auditório com mensagens de agradecimento.

Depois, o reitor fez seu discurso de agradecimento, no qual expressou a alegria de poder ser chamado de cidadão arariense e do legado de sua família na cidade, em especial, o trabalho promovido pelo padre Clodomir Brandt e Silva e por sua convicção em ser nomeado pároco de Arari. “Eu direi como o padre Clodomir: escolho Arari! Ou antes, eu ouvirei essas palavras, como se estivesse diante do meu próprio tio e fosse ele mesmo que, [muito para depois], me dissesse, como se guardasse para o momento especialíssimo o seu gesto: ‘Levanta-te, e recebe teu grau e o teu diploma, meu sobrinho! A tua cidadania não é dos cidadãos comuns, é a da classe honorífica desta cidade’”, exclamou.

José Augusto lembrou, ainda, que o título também tem o peso da Uema, instituição que contribuir para a melhoria de vida de toda sociedade maranhense. Agradeceu a gentileza e se prontificou a honrar o título recebido. “Hoje, pela benevolência do Poder Legislativo de Arari, passo a servir a esta Princesa do Baixo Mearim com o dever e ofício de um filho. Assim, digo a Arari que estou pronto para ajudá-la como um operário dos seus sonhos e de suas mais vivas aspirações”, prometeu.

Encerrando a cerimônia, o vereador Edvando Piancó desejou boas-vindas ao novo conterrâneo. “Bem-vindo a esta honraria como cidadão arariense”, saudou.

Na oportunidade também, houve a Celebração Eucarística pelo Dia de Santo Inácio de Antioquia, dirigida pelo padre Raimundo França, na Paróquia Nossa Senhora da Graça, onde o tio de José Augusto, padre Clodomir, esteve à frente por 54 anos.

O padre Raimundo França, no decorrer da celebração, falou sobre o primoroso serviço do padre Clodomir e aproveitou para parabenizar o reitor pelo título de cidadão da cidade. “Como está escrito no evangelho, devemos dar honra a quem tem honra. Que Deus abençoe o seu caminho e sua família, que muito tem feito por Arari”, disse ele dirigindo-se ao reitor.

O professor José Augusto teve também oportunidade de falar sobre a trajetória do pároco, que faleceu em 1998, além de agradecer pelo acolhimento da comunidade. “Estou muito feliz pelo comparecimento de meus familiares, amigos e pela comunidade arariense, que veio participar desta celebração comigo e também pela participação no ato de concessão de grande honra para mim”, concluiu.

 

 



Últimas Postagens