Uema participa de encerramento da SNCT

Por em 19 de outubro de 2014

O último dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi marcado por várias atrações, apresentações de pesquisas, exposições e mostras de experimentos científicos. O evento que aconteceu no período de 13 a 18 de outubro, na área externa do São Luís Shopping, possibilitou aos estudantes, pesquisadores e sociedade em geral o conhecimento das pesquisas e inovações realizadas no Maranhão.

Os stands da Uema tiveram destaque pela diversidade de apresentação de trabalhos. O Curso de Formação de Oficiais (CFO) foi um dos que apresentaram aos visitantes da Semana sobre o funcionamento do Curso, bem como a produção dos alunos, como explica o estudante Flávio Enrico Lopes, do 1º período.

“O material que trouxemos para apresentar aos visitantes diz respeito ao cotidiano do cadete. O que trabalhamos dentro do curso, como a gente estuda, além de alguns materiais que utilizamos, como os diversos acessórios e o significado de cada um deles. Nosso objetivo é fazer com que a sociedade conheça um pouco da história e da rotina do CFO também”, afirmou.

Alunos de vários cursos também puderam apresentar as pesquisas desenvolvidas na universidade. Amanda Mendes, do 5º período do Curso de Letras apresentou o trabalho em formato de pôster intitulado “História em quadrinhos da Turma da Mônica: Construção da Identidade de Gênero”.

“O nosso objetivo com esse trabalho é marcar, nas histórias em quadrinhos, a linguística textual e a análise do discurso. Além de identificar elementos verbais e não verbais componentes da identidade de gênero feminina, em discursividade com outras práticas sociais: histórica, cultura, ética”, apontou a discente.

No stand do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), os visitantes puderam degustar as produções dos alunos do Curso de Tecnologia de Alimentos, que prestigiaram o público com amostras de produtos  (pães variados e decorados, bolos, salgados, doces caseiros e compotas de frutas tropicais da região) preparados por 35 alunos do Curso de Alimentos dos polos Paulo VI.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia recebeu, em média, um público de 50 mil pessoas, e a visita de pelo menos 80 escolas, que puderam conhecer os trabalhos científicos e tecnológicos que vem sendo desenvolvidos pelas instituições de ensino em todo estado.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uema, Porfírio Candanedo Guerra, o evento foi muito proveitoso, e a Uema teve destaque nas apresentações.

“A Uema está com nota 10. A Universidade tem aumentado a cada ano o conteúdo de sua apresentação, mostrando suas pesquisas, tanto de professores pesquisadores quanto alunos. Esse ano nós tivemos mais três stands em que são apresentados os trabalhos desenvolvidos na instituição, como iniciação científica e pesquisas em programas de pós-graduação. E isso reflete como a Uema é uma parceira importantíssima junto à Secretaria de Ciência e Tecnologia, e que vem a contribuir com o sucesso dessa Semana”, reiterou.

Durante a solenidade de encerramento, o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão, José Ferreira Costa, destacou o sucesso da SNCT no Estado.

“Essa Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que se realiza aqui no Maranhão é ímpar no Nordeste. Essa é a 11ª Semana que realizamos aqui no Estado, e a cada ano ela só vem crescendo, não só abrindo novos espaços, mas também apresentando novos trabalhos e novas personalidades da ciência”, destacou.

Durante os seis dias de evento, foram realizados 42 minicursos, 57 palestras, 29 oficinas e apresentação de 800 trabalhos científicos.