III Jornada de Direito da Uema encerra atividades com saldo positivo

Por em 24 de outubro de 2014

Durante três dias, professores, pesquisadores e alunos estiveram reunidos na III Jornada de Direito da Universidade Estadual do Maranhão, que aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Os profissionais e estudantes puderam debater sobre a temática “Constituição, Democracia e Direitos Fundamentais”.

No último dia de atividade do evento, o professor da UNISUL-VIRTUAL, Giovani de Paula, ministrou a conferência “Sistemas de Justiça Criminal e Violência”, que abordou sobre o papel das instituições de justiça e a criminalidade. O professor também parabenizou a Uema pela realização da Jornada.

“A III Jornada de Direito da Uema está de parabéns pela interdisciplinaridade dos temas abordados, pelas questões de relevante interesse para a sociedade, para o Estado e para as estruturas do sistema de justiça. Estou particularmente impressionado com a o nível da discussão, que teve um viés propositivo em que foram apontadas questões importantes para que a segurança pública possa ser redimensionada no estado democrático de direito”, destacou.

Para encerrar a programação científica do evento, o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Marcus Fabiano Gonçalves, ministrou a conferência “Hermenêutica e Fenomenologia da Exclusão Social”.

Ao todo, mais de 400 estudantes e profissionais da área jurídica participaram do evento, que debateu sobre temas atuais e pertinentes à atualidade. O estudante do Curso de Direito, Carlos Adriano, foi um dos discentes inscritos, e avalia como bastante proveitosa a Jornada. “Essa é uma oportunidade em que o meio acadêmico da área jurídica pode entrar em contato com outros profissionais e estudantes de outras instituições para debater temas tão relevantes para o nosso meio”, apontou.

Para a coordenadora geral do evento, Carolina Pessegueiro, as Jornadas de Direito da Uema têm se destacado a cada ano, pela possibilidade de reunir profissionais da área jurídica num espaço de debate com alunos e outros pesquisadores.

“Conseguimos trazer palestrantes de renome nacional e internacional e abrimos espaço para que alunos de toda comunidade jurídica ludovicense pudesse submeter os seus trabalhos. O apoio da Uema foi fundamental, assim como o apoio da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão e da Assembleia Legislativa, e fica o desejo de fazer o Curso de Direito da Uemaavançar cada vez mais. Todos nós juntamos esforços para fazer dessa Jornada um grande sucesso, organizada e altamente nivelada”, pontuou a docente.

Ao final da conferência de encerramento, foram sorteados, ainda, 3 livros entre os participantes inscritos na Jornada.