Palestras e debates marcam III Jornada de Direito da Uema

Por em 24 de outubro de 2014

O segundo dia de atividades da III Jornada de Direito da Uema foi marcado por palestras e debates entre alunos e pesquisadores, nessa quinta-feira (23), no auditório da Assembleia Legislativa. O evento, que se estende até hoje(24), traz como tema “Constituição, Democracia e Direitos Fundamentais”.

A professora Mônica Teresa Costa, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ministrou a palestra “Conselho Nacional de Justiça e Controle do Judiciário”, debatendo com osparticipantes, abordando sobre a ideia de responsabilização do trabalho do Poder Judiciário.

“O Judiciário presta um serviço fundamental para a sociedade, que é a resolução de conflitos, e, por isso, ele não pode estar alheio às falhas e não pode deixar de ser reconhecido pelos benefícios. E o Conselho Nacional de Justiça tem cumprido bem essas duas funções, e é uma instituição essencial à garantia e à continuidade do bom trabalho que o judiciário pode desempenhar”, destacou em sua fala.

Durante a manhã, a programação contou, também, com a conferência do professor Cláudio Guimarães, da Universidade Federal do Maranhão, que ministrou palestra com a temática “Desorganização Urbana e Criminalidade”.

Entre os participantes, alunos dos Cursos de Direito da Uema e diversas Instituições de Ensino Superior, além de estudantes do Curso de Formação de Oficiais da Uema (CFO) também participam da Jornada.