Solenidade de Abertura do I Simpósio de Segurança Pública da Uema

Por em 28 de outubro de 2014

Nessa segunda-feira (27), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), houve a cerimônia de abertura do I Simpósio de Segurança Pública da Uema, evento promovido pela universidade em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O simpósio, que reuniu alunos dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em “Direitos Humanos e Mediação de Conflitos” e “Gestão de Segurança Pública, Defesa Civil e Cidadania”, além de profissionais da área; tem como objetivo discutir questões contemporâneas em segurança pública para ampliar a capacitação das pessoas que irão atuar nesta área.

Compondo a mesa de abertura estavam o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra, representando o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira; o diretor do CCSA, José Antônio Ribeiro de Carvalho; e a coordenadora do Curso de Gestão em Segurança Pública, Vera Lúcia Bezerra Santos.

O professor Porfírio saudou os participantes e lembrou das conquistas na área de pós-graduação durante sua gestão. Além disso, falou sobre a proposta de um convênio próximo ano entre a Uema, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Secretaria de Segurança Pública para criação do Mestrado em Segurança Públicaa ser ministrado nas instalações da Uema. Explicou, ainda, que as chances de implantação são muito grande.

O pró-reitor destacou também o empenho dos alunos e a preocupação com a produção dos trabalhos monográficos, assim como a contribuição deles para o desenvolvimento social. “É momento de apresentar aquilo que aprenderam. Ser orgulho para a instituição que representam e para a nossa universidade”, finalizou.

Já a professora Vera falou que o Simpósio é uma atividade acadêmica pertinente porque os alunos estão em fase de conclusão do curso e as discussões vão ajudá-los em suas produções monográficas. “Algumas das produções podem ser publicadas no periódico da Senasp e nós que estamos à frente estaremos sempre de prontidão para ajudar os alunos a concluírem seus trabalhos com êxito”, ressaltou.

Após a solenidade, o professor José Antônio proferiu a palestra sobre “O Papel da Uema na Segurança Pública”, na qual fez um panorama histórico sobre a formação dos cursos de Pós-Graduação relacionados à área de segurança pública, enfatizando que a universidade foi a primeira experiência de ensino voltado para militares, a exemplo do Curso de Formação de Oficiais.

Os alunos ainda tiveram a oportunidade de participar das palestras sobre “Gestão de segurança pública e sua complexidade”, com a professora Karla Cristina Vale; e “Normas de trabalhos acadêmicos”, ministrada pela professora Kátia Soares.

As atividades do Simpósio se estendem até amanhã, dia 29.