Uema realiza abertura do 1º Waprageo

Por em 30 de outubro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Curso de Geografia, realizou na noite de ontem (29) a abertura do 1º Waprageo – Workshop de atividades práticas em Geografia.

Participaram da solenidade de abertura a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins, representando o reitor, José Augusto Silva Oliveira; a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves de Mesquita; a diretora de Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Andréa de Araújo; a diretora do Curso de Geografia e presidente do 1º Waprageo, Karina Pinheiro e o aluno Pedro Vinícius, representando todos os alunos do Curso de Geografia.

O aluno Pedro Vinícius destacou, “nós alunos temos a honra de participar de um evento do Curso de Geografia na Uema, pois é de grande importância para a melhoria do nosso currículo”.

Segundo a diretora do Curso de Geografia e presidente do 1º Waprageo, Karina Pinheiro, “é com muita alegria que estamos iniciando esse evento voltado para questões práticas e também teóricas da Geografia. Espero que compartilhemos conhecimentos e aprendizados, na certeza que teremos atividades exitosas”.

A pró-reitora da Proexae, Vânia Lourdes Martins destacou, “quando participamos de um evento dessa natureza, observamos que estamos realizando uma discussão mais ampla da área de estudo, consolidando verdadeiramente o tripé ensino, pesquisa e extensão. É um prazer imenso presenciar esse trabalho do Curso de Geografia, desejo um excelente Workshop e que possamos sair daqui com um diferencial no conhecimento”.

Posteriormente a solenidade de abertura foi realizada a palestra “Lama Vermelha: Qual sua relação com São Luís”, proferida pelo professor Alessandro Costa, do departamento de Química e Biologia da Uema e a palestra “As comunidades sertanejas da área de abrangência do Parque Nacional da Chapada das Mesas e a sua interação com o bioma Cerrado: entre o cotidiano vivido e experienciado em suas dimensões socioculturais e ambientais”, realizada pela professora Ana Rosa do departamento de História e Geografia da Uema.

O 1º Waprageo tem o objetivo de promover o debate, a apresentação e o aprendizado de atividades práticas, de campo e/ou laboratório em temáticas mais específicas e aplicadas na área de Geografia. Além disso, destina-se a apresentação e discussão de estudos desenvolvidos por professores, investigadores ou grupos de pesquisa no âmbito dos diferentes eixos temáticos.

O evento irá até amanhã (31), com a realização de apresentações orais, painéis, oficinas e mesas redondas.