CCT inaugura laboratórios no campus Paulo VI

Por em 31 de outubro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) inaugurou, nessa quinta-feira (30), os laboratórios de Estudos Hidrológicos e Qualidade da Água (Lehid); de Sistemas Pneumáticos e Hidráulica; e a Estação do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), no campus Paulo VI.

A cerimônia reuniu o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa, os pró-reitores de Planejamento, Antônio Pereira e Silva; de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra; o diretor do CCT, Jorge Passinho e Silva; o diretor do Curso de Engenharia Mecânica, Flávio Nunes Pereira; o diretor do Curso de Engenharia de Produção, Wellinton de Assunção; o diretor do Curso de Engenharia Civil, Waldimar Azevedo; o chefe do Laboratório de Sistemas Pneumáticos e Hidráulica, Valdirson Pereira Mendes; o chefe do Departamento de Hidráulica e Saneamento, Ronaldo Sérgio de Araújo Coelho; a chefe do Departamento de Engenharia Mecânica e Produção, Maria Amália Trindade; a coordenadora local do Dinter,Rossane Cardoso de Carvalho; e professores convidados.

O professor Gustavo Pereira, em sua fala, abordou o crescimento da universidade, enfatizando o salto nos últimos anos em quantidade de professores com doutorado, que atualmente está em torno de 230 doutores. Apontou que isso reflete o amadurecimento institucional e compromisso da universidade em formar profissionais qualificados.

“Temos que levar o conhecimento gerado para uma boa parcela da sociedade que está alheia ao que é produzido aqui, para tanto, precisamos fortalecer também a área de extensão. Uma pequena célula desse processo de intervenção da Uema em prol da social são estes laboratórios”, disse.

E acrescentou: “Aqui não há mérito isolado, mas a soma dos esforços de professores, funcionários e alunos da instituição. O nosso desafio agora é gerenciar os recursos e revigorar as engenharias com inovação e produção de novos conhecimentos”.

Para Jorge Passinho, as novas instalações marcam avanços no ensino. “É motivo de orgulho. Para o CCT avançar é necessário quebrar paradigmas, não podemos nos limitar às salas de aula. Se não ligarmos teoria e prática, ganharemos pouco em conhecimento. Esperamos que daqui possa surgir projetos de pesquisa e extensão.” E finalizou: “Eu, na condição de diretor do Centro, estou feliz e desejo que possamos atingir os objetivos almejados”.

Já o professor Ronaldo Coelho falou da contribuição política para concretização do projeto do Lehid. “É um momento de satisfação que foi alcançado por uma emenda parlamentar do ex-senador Clóvis Fecury, em retribuição à sua formação profissional nesta universidade”, comentou.

Explicou ainda que os laboratórios vão atender necessidades antigas da Uema. “Os laboratórios eram exigências da graduação e pós-graduação, inclusive, a pós-graduação desenvolveu um software próprio para análise dos dados”, ressaltou.

Sobre o Laboratório de Sistemas Pneumáticos e Hidráulica, o professor Valdirson Pereira disse que vai ser útil para os cursos de Engenharia de Produção, Computação e, principalmente, Mecânica.

“Neste laboratório os alunos vão ter aulas práticas de sistemas hidráulicos, pneumáticos, eletropneumáticos e eletrohidráulicos. No equipamento, há um Controlador Lógico Programável (CLP), que envolve programação e é útil para os alunos da Computação. Além disso, contribui com os alunos de Engenharia de Produção porque compreende a parte de automação”, explicou.

Na ocasião, Valdirson Pereira coordenou uma demonstração prática do funcionamento das bancadas de Pneumática e Hidráulica, apontando as diferenças entre os sistemas.

Sobre os Laboratórios

A infraestrutura do Laboratório de Estudos Hidrológicos e Qualidade da Água (Lehid) tem 3 computadores para trabalhar os dados, utilizando software próprio no estudo de bacias Hidrográficas, Hidrogramas e Fisiográficos.

A Estação, que complementa o Lehid, tem molinetes fluviométricos para medição de pequenos e médios mananciais. Em termos de Hidrologia, além de medições de vazão, é possível fazer análises de chuva (cálculo de altura de chuva, intensidade etc.), estudos de evaporação no local ou em outros locais, como na barragem do Batatã, estudo de chuvas intensas e outros.

Em termos de qualidade de água, pode-se medir parâmetros físicos (temperatura e turbidez) e alguns parâmetros químicos (pH, Condutividade, Salinidade e Oxigênio dissolvido).

Já a estrutura do Laboratório de Sistemas Pneumáticos e Hidráulica tem duas bancadas de Hidráulica e uma bancada de Pneumática. Sendo que as duas de Hidráulica podem ser utilizadas para atividades de eletrohidráulica e CLP. Enquanto que a bancada de Pneumática, também serve para atividades de eletropneumática e CLP.

Dentre as diferenças entre o sistema hidráulico e pneumático pode-se observar que o primeiro utiliza óleo e o segundo usa o ar. Outro aspecto importante é que o pneumático consiste em um mecanismo mais seguro e adequado para ambientes com risco de incêndio, bastante empregado em equipamentos de uso manual e maquinários que realizam movimentos repetitivos. Já o sistema hidráulico pode ser útil para gerar energia em motores ou transportadores, eficiente para locais que exigem trabalho mais bruto porque suportam cargas extremamente pesadas.