UEMA graduará mais de 2.400 professores até dezembro

Por em 31 de outubro de 2014

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa de Formação Docente “Darcy Ribeiro” graduará, até o dia 11 de dezembro, 2.454 novos professores com licenciatura em Ciências (Biologia, Física, Química, Matemática), História e Letras.

Iniciado em 2010, o Programa Darcy Ribeiro foi implantado em 43 municípios do Maranhão, com o objetivo diminuir o déficit de professores nas redes de ensino estadual e municipal do Estado. Como a Uema ofereceu vagas também para candidatos de cidades vizinhas aos polos, foram contemplados jovens e adultos de 186 municípios.

A carência de professores licenciados, especialmente das áreas de Ciências Exatas e Biológicas, é um problema enfrentado em todo o país e que compromete a qualidade de ensino oferecido aos estudantes. Um levantamento feito no início deste ano pela ONG Todos Pela Educação com dados do Censo Escolar 2013, mostrou que apenas 32,8% dos professores que trabalham nas séries finais do ensino fundamental (5º ao 9º anos) têm licenciatura na área em que atuam. No ensino médio, a porcentagem é de 48,3%. Ainda de acordo com o Censo, o Brasil tinha 458.807 professores sem diploma de ensino superior, chegando a 21,9% do total de 2.095.013 docentes em atividade.

O Reitor da UEMA, José Augusto Oliveira, afirmou que a Universidade tem o dever de contribuir com a melhoria da educação básica, que é o alicerce do processo educacional. “Nossos esforços são para que possamos ter dias melhores no Estado pela via da educação”, ressaltou.

Colações de Grau

As colações de grau do Programa Darcy Ribeiro terão início terça-feira (4 de Novembro). Receberão grau graduandos das cidades de: Açailândia, Amarante, Arari, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Bequimão, Carolina, Cidelândia, Codó, Coelho Neto, Cururupu, Grajaú, Icatu, Loreto, Mirinzal, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, São Bento, São Mateus,Timon e Viana

Para a coordenadora geral do Programa Darcy Ribeiro, Andrea Azevedo Cutrim, a iniciativa da universidade foi ousada devido aos desafios que o projeto demandou. Segundo ela, diferente de outros programas oferecidos pela UEMA, o Darcy Ribeiro oferece aulas presenciais em semestres letivos regulares aos acadêmicos. “Os desafios foram muitos: presença de professores qualificados nos polos, treinamento laboratorial de docentes, laboratórios multidisciplinar bem estruturados, composição do acervo bibliográfico e infraestrutura, cedida pelas prefeituras municipais. Mesmo com metas tão arrojadas e corajosas, a equipe do Darcy Ribeiro fez o que era necessário para levar educação de qualidade aos municípios”, disse.

Até 2016, mais de 1.500 acadêmicos de outros 20 polos serão graduados pelo Programa.