Acadêmicos do Darcy Ribeiro em Bequimão recebem outorga de grau

Por em 19 de novembro de 2014

darcy(1)Segunda-feira (17), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou a colação de grau de 140 acadêmicos do Programa Darcy Ribeiro do Polo de Bequimão. Os concluintes receberam a outorga de grau da Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), Vânia Lourdes Martins Ferreira, que no ato representou o reitor da UEMA, José Augusto Silva Oliveira.

Participaram ainda da cerimônia o Coordenador de TCC do Darcy Ribeiro, Jackson Ronnie Sá da Silva, representando a coordenadora geral do Programa Darcy Ribeiro, Andrea Gomes Azevedo Cutrim, o prefeito de Bequimão, José Martins, a Coordenadora do Polo de Bequimão, Ana Cléa Góis Rodrigues, o secretário de Educação de Bequimão, Aristides Amorim, entre outras autoridades.

Segundo a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira, um município se torna mais rico à medida que o povo também fica e que é através do conhecimento que se alcança a verdadeira riqueza. “Hoje temos a certeza que a cidade nunca mais será a mesma, considerando que estes novos professores multiplicaram seus conhecimentos entre crianças, jovens e adultos. Aqui hoje a UEMA escreve mais uma página da sua história nos municípios de Bequimão, Peri Mirim e Alcântara”, disse.

A Pró-Reitora afirmou ainda que para a Universidade Estadual é uma honra participar das colações dos novos licenciados em Ciências (Biologia, Física, Química e Matemática), História e Letras.

Durante a cerimônia a paranínfa Glínia Kelly Fernandes Carvalho, que representou os demais paraninfos na noite, parabenizou os acadêmicos e os aconselhou a buscar constantemente o aprendizado. “A partir desse passo importante que estão celebrando hoje, vivam plenamente o que lhes é oferecido, pois em qualquer experiência há sempre algo a se aprender. Não enxerguem este esse passo de hoje como derradeiro, afinal ele é só mais um na caminhada contínua do conhecimento” afirmou a professora

O formando Diego Vallone de Almeida, orador oficial dos concluintes, falou sobre a trajetória durante os anos de graduação e afirmou que a formatura é apenas um degrau entre vários outros que estão por vir. “São esses degraus que vão se somar até que possamos alcançar os objetivos que nos farão felizes”, disse.

A juramentista escolhida foi a formanda Camila Rodrigues Pereira.

O prefeito de Bequimão, José Martins, agradeceu a parceria com a Universidade Estadual do Maranhão, pela oportunidade de oferecer cursos superiores na cidade. “Durante muito tempo quem almejava fazer uma graduação precisava sair de Bequimão,  essa parecia ser a via natural, mas a UEMA com o seu compromisso de incluir todo o povo do Maranhão nesse processo educacional, abriu as portas e trouxe ao nosso município os seus cursos. Hoje temos profissionais licenciados e podemos dizer com satisfação que foram formados em nosso município. Tenho a plena certeza que a qualificação de nossa gente vai proporcionar mais chances para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

Para o Coordenador de TCC do Darcy Ribeiro, Jackson Ronnie Sá da Silva a formatura é um encerramento de um período e início de uma nova jornada. “A educação é um processo e não um produto, com certeza outros ciclos virão na formação de vocês, porque professores são intelectuais e não deixam de estudar, de buscar conhecimento,  por isso procurem se qualificar sempre e exerçam a educação como prática da liberdade, da ética e da cidadania”, concluiu o coordenador.