IHGMA realiza Simpósio sobre a Batalha de Guaxenduba


Por em 20 de novembro de 2014



O Instituto, Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGMA), conhecido também como casa de Antonio Lopes, está realizando desde ontem (19), con extensão até amanhã (21), na Academia Maranhense de Letras, no horário da 14h às 18h, o Simpósio 400 Anos da Batalha de Guaxenduba: primeira guerra brasílica (1614-2014).

O evento, que conta com a participação de historiadores e pesquisadores do assunto, tem como objetivo aprofundar as discussões sobre a batalha de Guaxemduba, que terminou com a vitória de Jerônimo de Albuquerque à frente das tropas portuguesas, quando expulsaram os franceses do Maranhão.

Para a pesquisadora Maria de Lourdes Lacroix, que também está participando dos debates realizados no simpósio, a Batalha de Guaxemduba só vem demonstrar a importância do ato heroico de nossos antepassados para o bem do nosso próprio país.”Se a batalha não tivesse a vitória portuguesa talvez nós não fôssemos brasileiros. O Brasil seria menos do Ceará ao Amazonas. Não seria esse país continental que nós nos orgulhamos”, disse.



Últimas Postagens