CESC sediará evento nacional sobre os impactos do Capitalismo na educação pública

Por em 27 de novembro de 2014

“A Crise Estrutural do Capitalismo e seus Impactos na Educação Pública Brasileira” é o tema a ser debatido na XII Jornada do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR e no X Seminário de Dezembro do HISTEDBR-MA, a serem realizados nos dias 02, 03 e 04 de dezembro de 2014, no Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC), da Universidade Estadual do Maranhão.

A abertura oficial acontecerá às 9h30 e será marcada pela Conferência Magna, proferida pelo educador Demerval Saviani. Os eventos abordarão assuntos de relevância para o processo de ensino e pesquisa na área da História da Educação e para o debate das políticas educacionais.

De acordo com a organização, a temática em pauta contempla conteúdos de caráter filosófico, histórico, pedagógico e político, como resultado de uma elaboração coletiva, que vem sendo realizada desde a década de 1980, pela rede nacional de pesquisadores do HISTEDBR, coordenada pelos professores Dermeval Saviani e José Claudinei Lombardi, da Unicamp/ Faculdade de Educação – Departamento de Filosofia e História da Educação.

Segundo a professora do IFMA – Campus Centro Histórico – Lícia Cristina Araújo, pesquisadora do GT-MA HISTEDBR/Projetos Integrados, a XII Jornada agrega na sua programação pesquisadores de destaque no campo da educação profissional, referência para debates importantes no âmbito da organização do trabalho pedagógico nos Institutos Federais.

Confira a programação!

HISTEDBR

Em âmbito nacional, o HISTEDBR, ao longo de mais de 30 anos, fomentou a pesquisa e a formação de educadores, tendo sido responsável pela ampliação da produção historiográfica na área da história da educação, com a publicação de obras fundamentais para a consolidação dessa área, a partir de uma perspectiva histórica de longo alcance, abrangendo desde os primórdios da educação jesuítica até a década atual do século XXI.

Tem um de seus grupos de trabalho vinculado à Universidade Federal do Maranhão, HISTEDBR-MA, sob a coordenação colegiada das professoras Denise Bessa Leda (UFMA), Izaura Silva (IFMA), Jean Marie Van Damme (ASP), Maria de Fatima Felix Rosar (UFMA),  Maria Regina Martins Cabral (Instituto Formação) e Miriam Santos de Sousa (UFMA/CEPP).

O HISTEDBR-MA, responsável pela realização de evento anual, realizado no Maranhão, ao longo de nove anos, juntamente com o CEPP e o Instituto Formação, tem contribuído com a construção da história de participação da sociedade civil nos rumos da educação nacional, desde o final dos anos 1980, quando se organizou o primeiro Fórum em Defesa da Educação Pública no Maranhão.