Núcleo de Performance realiza Cineclube Boboromina


Por em 27 de novembro de 2014



O Núcleo de Performance, Memória e Religiosidades, em parceria com o Departamento de Ciências Sociais da Uema, realiza o Cineclube Boboromina, que estreia nesta quinta feira (27), com a exibição do longa metragem ‘Besouro, Nasce um Herói’. A iniciativa faz parte de uma ação de extensão universitária, e acontece no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), às 14h.

A expectativa é que o Cine Boboromina se reúna a partir de sua estreia em novembro, semanalmente ou quinzenalmente, conforme programação, sempre às quintas-feiras, para exibir e discutir filmes que tratem de temáticas que envolvam minorias raciais, sexuais, religiosas e outras, de modo a promover um maior respeito à diversidade.

A coordenação das atividades é do professor Greilson José de Lima, do Departamento de Ciências Sociais da Uema, e, ainda, das estudantes do curso de Ciências Sociais, Cristina da Costa Bezerra, Déborah Arruda Serra, Julyana Ketlen Silva Machado, Quetsia da Silva Lima.

O filme brasileiro ‘Besouro’, lançado em 2009, conta a vida de Besouro Mangangá, um capoeirista brasileiro da década de 1920, a quem eram atribuídos feitos heroicos e lendários. Após a exibição do filme será realizado um debate, que contará com a participação das professoras Mundinha Araújo, Mundicarmo Ferretti e Martina Ahlert. Haverá, também, uma homenagem à Maria do Rosário Carvalho Santos, uma das fundadoras do Centro de Cultura Negra do Maranhão.

Confira a programação!

Saiba +

O Cineclube Boboromina é uma ação vinculada ao grupo de pesquisa, Núcleo de Performance, Memória e Religiosidades em parceria com o Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Ele funciona como um espaço de exibição de filmes, musicais e documentários, tendo como debatedor um professor ou pesquisador especialista na temática do que foi tratada. Deste modo, as exibições são sucedidas de um debate. As programações pretende contemplar datas comemorativas importante na promoção de uma sociedade mais democrática e inclusiva.

O Boboromina também é um grupo de pesquisa-ação que pretende reunir pessoas da Universidade e de fora dela, interessados nas produções audiovisuais. Suas ações não se resumirão apenas aos debates e apreciação, mas também, buscará estimular a produção de vídeos, documentários, entre outras produções audiovisuais.



Últimas Postagens