Copea promove Workshop sobre Gestão de Resíduos Sólidos

Por em 28 de novembro de 2014

A Comissão Permanente de Educação Ambiental (Copea) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), dando continuidade às atividades do projeto de Gestão de Resíduos Sólidos, está realizando, desde ontem (27), um workshop sobre o tema “Gestão de Resíduos Sólidos”, ministrado pela bolsista do projeto, Georgiane Silva.

A primeira etapa do workshop foi realizada no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), com a participação de alunos dos cursos de Pedagogia e Geografia.

Hoje (28), no auditório da Pró-Reitoria de Graduação (PROG), ocorreu a segunda etapa do evento e foi direcionada aos funcionários.

As atividades de sensibilização sobre reciclagem no ambiente acadêmico começaram a ser desenvolvidas sob a coordenação da professora Zafira da Silva de Almeida no Uemanet, Restaurante Universitário e no Centro de Ciências Biológicas (CCB).

Nesta nova fase, ele está sendo ampliado, com a ajuda voluntária do coordenador de Logística do Uemanet, Cosme de Moraes Farias; da Empresa Júnior de Agronomia e da Empresa Júnior de Administração, para promover a conscientização de alunos e funcionários dos prédios de Cecen e PROG.

De acordo com a presidente do Copea, Regina Serra, o workshop objetiva esclarecer sobre o que é o projeto, orientar sobre a diminuição da poluição ambiental por resíduos sólidos, implantar uma cultura de coleta seletiva e mostrar como as pessoas podem contribuir para reciclagem no ambiente universitário.

Ela disse, ainda, que a reciclagem será destinada, principalmente, ao papel descartado nos prédios.

“A Copea vai disponibilizar, nas salas de aula, caixas para coleta do papel descartado nesses prédios. O material coletado será entregue para o Programa EcoCemar, que é de reciclagem. Os recursos que forem obtidos serão destinados para entidades sociais que estão cadastradas na Cemar”, complementou.