Uema realiza VII Encontro sobre Abelhas Nativas no Maranhão

Por em 30 de outubro de 2014

O Estado do Maranhão apresenta extensa área territorial, possuindo elevada diversidade botânica com um número expressivo de plantas nectaríferas e poliníferas, além de condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento e expansão das abelhas, o que propicia intensa atividade de criação tanto das nativas sem ferrão quanto das africanizadas. Pensando nisso, a Universidade Estadual do Maranhão realiza, entre os dias 3 e 4 de novembro, o VII Encontro sobre Abelhas Nativas no Maranhão, que acontece na Fazenda Escola da instituição em São Bento.

Com a temática central intitulada “Meliponicutura: conservando e produzindo”, o Encontro busca reunir produtores, professores, pesquisadores e estudantes de áreas correlatas, para discussão, apresentação de trabalhos e avaliação de temas relacionados às abelhas indígenas sem ferrão, enfatizando a Meliponicultura. Além da disseminação e divulgação de conhecimentos visando à produção e o beneficiamento de mel com qualidade, a popularização da meliponicultura e a conservação dessas abelhas e do seu ambiente.

Atualmente, a criação de abelhas é um ramo da zootecnia que se solidifica no Maranhão e vem se desenvolvendo através do aprimoramento das técnicas do manejo para multiplicação dos enxames, prevenção de ataques de inimigos; adoção de métodos eficientes e higiênicos de extração e acondicionamento do mel; através de pesquisas desenvolvidas visando seleção e melhoramento genético dessas abelhas; conhecimento das principais floradas e; uso terapêutico de subprodutos como a própolis e o pólen.

Durante o VII Encontro sobre Abelhas serão divulgadas as pesquisas realizadas com as abelhas e o corpo discente será incentivado para o maior conhecimento dessa atividade. Para participar das pesquisas relacionadas, informações sobre a realidade e o futuro da atividade apícola no Maranhão serão apresentadas, além de impulsionar o uso de novas tecnologias e de abrir caminho para a exploração de outros produtos das abelhas.

O estímulo à integração dos produtores, grupos de pesquisas das universidades e de outras instituições para um maior desenvolvimento da apicultura e meliponicultura serão realizados por meio de palestras, simpósios, oficinas e visitas técnicas, nas dependências da Fazenda Escola de São Bento.

Veja  o link com a programação do evento.

• Últimas Postagens