Vice-reitor recebe representante do XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura

Por em 17 de dezembro de 2014

O vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa recebeu, em seu gabinete, uma equipe de professores, coordenada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura, Almy Júnior Cordeiro de Carvalho, a fim de tratar do planejamento do XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura, que será realizado pela primeira vez, em São Luís, no ano de 2016.

Participaram da reunião o chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cocais), Eugênio Celso Emérito Araújo; o pesquisador da Embrapa (CE) e vice-presidente da SBF, Ricardo Alves; o presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura, Hamilton Santos Almeida; e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da Uema, Fabrício de Oliveira Reis.

Na oportunidade, o professor Gustavo confirmou: “A UEMA dará apoio integral à realização do Congresso, considerando sua relevância acadêmica e seu alcance a nível internacional. Trata-se de um evento na área das agrárias, em que nossa instituição tem grande densidade cientifica e maturidade no campo da pesquisa”.

O presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura, Almy Júnior Cordeiro de Carvalho, enfatizou que a reunião objetivou reafirmar o compromisso da Reitoria na realização do Congresso em 2016. “A UEMA será nossa parceira nessa iniciativa, com a promoção de novas demandas cientificas, visando o desenvolvimento de programas e projetos para o maior consumo de frutas no Maranhão”.

Ele ainda ressaltou que a SBF é organizada em ações para a produção de frutas no Brasil e, com isso, ofertar maior quantidade de emprego e qualidade da alimentação. Além de agregar valores para a sociedade e pautar novos conhecimentos.

O XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura terá como tema central, “Fruteiras Nativas e Sustentabilidade”, e será realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/MA), da SAGRIMA, dos bancos do Brasil, da Amazônia e do Nordeste, da FAPEMA, do CNPq, da VALE, da Caixa Econômica, das Secretarias de Governo do Estado do Maranhão e do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF) é um evento técnico-científico, realizado a cada dois anos e, desde a sua primeira edição, reúne um número expressivo de profissionais da área de pesquisa, de ensino e de extensão; produtores, empresas públicas e privadas direta e indiretamente interessados nesse setor do agronegócio, que vem se transformando em uma das principais fontes de renda do país.

Durante o evento, serão divulgados e discutidos temas relevantes para a fruticultura brasileira, especialmente para o Maranhão, proporcionando o intercâmbio de importantes informações entre os agentes envolvidos, tais como pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de graduação, pós-graduação, produtores e técnicos de empresas públicas e privadas.

Serão realizadas mesas redondas, conferências com pesquisadores nacionais e internacionais, minicursos, palestras, caravana de produtores, visitas técnicas e apresentação de trabalhos científicos.