Alunos do CESSIN desenvolvem projetos de integração da música com a educação

Por em 18 de dezembro de 2014

A aluna bolsista Nara Kássia da Silva de Mesquita e os alunos colaboradores, Antônio Marcos da Silva Rocha e Kaylla Marques Cutrim, do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês (CESSIN), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), desenvolvem junto aos alunos da 5ª série (6º ano) do ensino fundamental da Escola Municipal Coração de Jesus, o projeto “Incentivando a Leitura e Escrita através da Música”.

O projeto, que é realizado uma vez por semana, visa qualificar o estudante através da música pelo gosto da leitura e desenvolver atividades pedagógicas para cultivar e resgatar o prazer da leitura e a produção textual. Com isso, a asserção da música surge a partir do desejo de trazer para o espaço escolar experiências de musicalidade para facilitar o conhecimento a respeito da leitura e da escrita.

São desenvolvidas estratégias utilizando a música como recurso pedagógico, proporcionando aos alunos uma interação com o universo musical, despertando maior interesse na leitura.

Os acadêmicos do Curso de Pedagogia do CESSIN apresentam aos estudando a história da música e, posteriormente, são realizadas aulas prática como: aulas de canto, o ensino de instrumentos de flauta doce e violão e aulas de músicas em inglês. Além disso, para o final do ano, foram montadas um coral e uma orquestra de flautas com os estudantes da Escola Coração de Jesus.

De acordo com a bolsista Nara Kássia, “a música desenvolve a auto disciplinaridade aos alunos, que antes não tinham interesse em ler. O canto quebra um bloqueio inicial dos estudantes no ensino da leitura e da escrita. Portanto, a música é um instrumento que pode ser utilizado na didática do ensino, fazendo com que a aprendizagem deixe de ser algo obrigatório e não prazeroso”.

“O desenvolvimento das ações do projeto, me capacita e auxilia, tanto na área da música como na prática pedagógica. E, ainda, desperta na comunidade um maior envolvimento e participação de todo”, enfatizou a aluna Kaylla Marques Cutrim.