Projeto infantil de alunas de CESSIN é implantado em Santa Inês

Por em 19 de dezembro de 2014

As estudantes Marilene da Costa Ribeiro, Rafaela de Carvalho Lima e Rosário Gomes de Araújo, sob a coordenação da professora do Curso de Letras, Maria Lourdene Paula Costa, do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês (CESSIN), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), estão desenvolvendo o projeto “Educação Infantil: a brinquedoteca itinerante como espaço para o desenvolvimento integral da criança”.

O objetivo é levar a brinquedoteca para a comunidade escolar e praças de Santa Inês de forma itinerante, como espaço relevante para o desenvolvimento integral da criança. A ideia visa também oportunizar um espaço lúdico pedagógico, articular atividades entre ensino, pesquisa e extensão, propor dinâmicas para integração dos grupos e disponibilizar brinquedos, jogos e materiais pedagógicos para os alunos.

O projeto se realiza em caráter regular e conta com visitas às escolas de educação infantil, levando a brinquedoteca aos alunos e professores, onde os mesmos constroem, criam e brincam utilizando vários materiais. Além disso, são desenvolvidas oficinas para que crianças e professores valorizem o fator brincar e compreendam sua importância no processo de desenvolvimento na infância.

Para melhor adaptação e compreensão das brincadeiras, as alunas confeccionaram um baú enfeitado para levar os brinquedos às escolas. A intenção e alcançar um público de 750 alunos e 50 professores diretamente.

De acordo com a bolsista Marilene da Costa Ribeiro, “o projeto possibilita resgatar nas crianças o direito de brincar e de serem crianças e, além disso, mostrar para os pais e educadores a importância desse trabalho. O brincar desperta o desenvolvimento integral da criança, estimulando o raciocínio, a integração e a habilidade”.

Marilene ainda explica, que o desenvolvimento do projeto fortalece a formação acadêmica, de acordo com o tripé ensino, pesquisa e extensão, valoriza as experiências de extensão e constrói saberes através do envolvimento de professores e estudantes no processo do ensino.