WEBMAIL
   
   
     
 
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA Horizontal Drop Down Menus - Parte 3 Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
Notícias

Darcy Ribeiro realiza aula inaugural em Barra do Corda

Veteranos preparam trote solidário para calouros do Darcy.

Momento da abertura da aula inaugural

Dando continuidade às visitas da semana de Aulas Inaugurais do Darcy, na última sexta-feira (29), foi a vez do Polo de Barra de Corda receber a equipe de gestores da Uema. O Polo, que abriga estudantes dos municípios de Barra do Corda, Fernando Falcão, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras, foi instalado na já existente estrutura do Centro de Estudos Superiores da Uema em Barra do Corda – Cesbac.

O evento, que foi realizado na Academia Barra-Cordense de Letras, contou com a presença do reitor da Universidade Estadual do Maranhão, José Augusto Silva Oliveira, da coordenadora geral do Programa, Andrea Azevedo Cutrim, do prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano, do deputado estadual, Rigo Teles, da diretora do Cesbac, Lourdes Gomes, da Coordenadora de Polo, Francisca Galvão e da Secretária de Educação de Barra do Corda, Elda Azevedo.

O professor José Augusto afirmou que a falta de professores no Estado é um problema que não pode continuar a ser postergado, e que o Darcy Ribeiro nasceu com a expectativa de tentar diminuir esse déficit. “Estamos ampliando o campo de ação da Uema em Barra do Corda, e precisamos refletir sobre que cursos ainda são importantes para a cidade e que possibilitem a formação de professores não só para o município, mas para toda a região. Quando formamos bons professores, temos melhoras na educação e, consequentemente, no nosso Estado”, afirmou.

A coordenadora geral do Darcy, Andrea Azevedo, apresentou uma conferência que tratou dos objetivos do Programa e de todas as ações já realizadas pelo Darcy. Ao final, a coordenadora falou diretamente aos alunos, explanando como o ingresso deles no ensino superior evidencia um novo ciclo de vida e um acesso ao conhecimento inimaginável.

Para o prefeito Manoel Mariano, a melhora dos índices educacionais só será conseguida com a união de forças. “Precisamos da Uema para fazer com que o nosso município avance e eles precisam que nós estejamos de acordo para realizar o seu trabalho com excelência”.

Na intenção de recepcionar os calouros do Darcy Ribeiro, os alunos veteranos do Cesbac planejaram um trote solidário. Cada turma do Darcy deveria arrecadar, no mínimo, 5 cestas básicas para serem distribuídas no asilo Centro Emaus e no bairro do Incra, na zona periférica da cidade. A ação social em prol das famílias carentes é uma constante no Centro de Estudos Superiores de Barra do Corda.

  Lugar: Uema-São Luís
  Fonte: ASCOM-Lorena Ribeiro
  Data do Cadastro: 04/02/2010