Política Nacional de Educação Ambiental será discutida no CESB

Por em 22 de março de 2012

A Comissão de Educação Ambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), juntamente com a direção do Centro de Estudos Superiores de Bacabal (CESB), convidam a comunidade em geral para a palestra “Discutindo sobre a Política de Educação Ambiental da Uema”, ministrada pelos professores Andrea Araujo, Ilka Serra, Zafira Almeida, Jucivan Ribeiro e Rozilma Bauer, no próximo dia 27, às 8h, no CESB.

Com o aumento da industrialização, a aglomeração urbana e a poluição desenfreada por ação antrópica, a conservação ambiental torna-se um assunto cada dia mais inserido no cotidiano das pessoas. Por isso, foi criada uma lei em 1999, na qual a Educação Ambiental deve ser obrigatória em todas as instituições de ensino do país. Nesse sentido, a Uema criou uma Comissão de Educação Ambiental (EA) que, prevê diversas ações durante 2012 – considerado por ela como ‘O ano da Educação Ambiental da UEMA’.

Durante esse processo serão abordadas as políticas de implementação do projeto, bem como traçadas conjuntamente ações a serem executadas a curto, médio e longo prazos, além da inserção de cada campus e a integração de atividades entre eles. “Bacabal será nosso ponto de partida. A palestra terá participação dos gestores e comunidade acadêmica do Centro. Iremos sistematizar as informações de ensino, pesquisa e extensão na área”, afirmou Andréa de Araújo, diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen) e presidente da Comissão de Educação Ambiental.

No que complementou Zafira Almeida, diretora do Curso de Ciências Biológicas (CCB) e palestrante do evento, “A educação ambiental está inserida em todos os cursos da licenciatura e bacharelado. A propósito, em Bacabal, quem tem puxado essas discussões são alunos do Curso de Letras, interessados em conhecer sobre o andamento das ações e em participar delas. Estamos vendo a possibilidade de uma web conferência para envolver o maior número de campi possível”.

Entre as metas da Comissão para esse ano estão: realização de web conferência com palestrantes de renome nacional e internacional sobre EA; vídeo conferência sobre os projetos já desenvolvidos; produção e divulgação de material educativo; aumento em 50% dos projetos de ensino, pesquisa e extensão na área; realização de um curso de capacitação para docentes da Uema; entre outros.