Professores da Uema relançam livros na Biblioteca Benedito Leite

Por em 17 de junho de 2013

A convite da Secretaria de Estado de Cultura e da Biblioteca Pública Benedito Leite, professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participaram, recentemente, do Lançamento Coletivo de Obras em um evento que integra a programação de inauguração da biblioteca, que aconteceu no mês passado.

Ao todo, 20 escritores participaram do evento em uma noite de autógrafos, dentre eles professores da Uema, cujas obras já haviam sido lançadas anteriormente, mas que, na oportunidade, foram reapresentadas ao público maranhense. Os títulos e nomes de seus respectivos autores são: “Aspectos urbanos de São Luís: uma abordagem multidisciplinar”, de Grete Plueger e José Bello Salgado (Arquitetura e Urbanismo); "Os deslocamentos como categoria de análise: o garimpo, lugar onde se fica e o babaçu nossa poupança", de Cyntia Carvalho Martins (Ciências Sociais); "O Epaminondas Americano: trajetórias de um advogado português na província do Maranhão", de Marcelo Cheche e Yuri Costa (História); "O dote é a moça educada: mulher, dote e instrução em São Luís na Primeira República", de Elizabeth Sousa Abrantes (História).

A iniciativa, segundo a Secretaria de Cultura, teve por objetivo atrair novos leitores e fortalecer o depósito legal de obras maranhenses na Biblioteca.

A Biblioteca Pública Benedito Leite, criada em 3 de maio de 1831 pelo então presidente da província, Cândido José de Araújo Viana, completa 182 anos e é considerada um monumento à leitura e ao conhecimento no Maranhão.

O espaço abriga até hoje acervo de livros, revistas, obras de arte, coleções de jornais maranhenses, datados desde a Independência (1822), e manuscritos do século XVIII. Um ponto de encontro para estudantes, professores, escritores, bibliotecários, e, sobretudo pesquisadores.