Uema discute implantação de mestrado com Fundação Ford

Por em 28 de julho de 2012

Aconteceu, na tarde do última quinta-feira (26), uma reunião no gabinete da Reitoria com representantes do Instituto Ford e professores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), para discutir a implantação do Curso de Mestrado dentro do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia.

Estiveram presentes o reitor José Augusto Oliveira; o diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), José Antônio de Carvalho; a coordenadora do Programa, Rosa Acevedo; a pesquisadora Elciane Abreu; o oficial de Projetos Sênior da Fundação Ford no Brasil, Aurélio Viana; também da Ford, a oficial queniana de Programa em Recursos Naturais, Margaret Rugadya, além dos professores do CCSA, Protásio César dos Santos, Cynthia Martins e Aniceto Cantanhede Filho.

O Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia está sendo construído pela Uema em uma associação temporária com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É o primeiro nessa área e poderá assegurar a formação aprimorada tanto de um mestrado, quanto de um doutorado, visando a formação de profissionais com capacidade de implementar ações técnicas de monitoramento de terras indígenas, de quilombos, de quebradeiras de coco babaçu, de ribeirinhos e de outros povos e comunidades tradicionais.

“Começamos esse curso na ideia de poder concretizar e desenvolver uma formação especializada em Cartografia Social. O conceito é novo, no sentido de que não é um curso específico da Geografia, é um curso que por meio de uma visão multidisciplinar poderá ter advogados, pesquisadores, geógrafos, antropólogos e sociólogos, que trar uma grande discussão sobre a cartografia social que representa os territórios, a identidade coletiva e os movimentos sociais”, explica a professora Rosa Acevedo.

Sobre a colaboração da Ford, Aurélio Viana afirmou: “A Fundação Ford veio para conhecer melhor como está sendo feito o desenho desse Programa de Mestrado. Nós consideramos uma iniciativa muito importante porque é o primeiro curso de mestrado focado na Cartografia Social que é muito mais do que um mapeamento, mas é, efetivamente, um modo de se aproximar de questões que tem haver com o conhecimento tradicional, com direito de comunidades, o que está sendo um trabalho de sucesso no “Programa Nova Cartografia Social”, que é apoiado pela Ford. Então nós ficamos muito contentes com a Uema por está abraçando esse desafio e temos todo o interesse em apoiar o curso”.

O Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (International Fellowships Program – IFP) – implementado em 22 países da África, América Latina, Ásia, Oriente Médio e na Rússia. O IFP oferece oportunidades para que mulheres e homens, com potencial de liderança em seus campos de atuação, prossigam em seus estudos superiores, capacitando-se para promover o desenvolvimento de seus países, bem como maior justiça econômica e social.

No Brasil, o programa, além de estar atento à igualdade de gênero, destina-se, prioritariamente, a pessoas negras, indígenas, ou nascidas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ou ainda, provenientes de famílias que tiveram poucas oportunidades econômicas e educacionais.