Uema realiza abertura da Semana de mobilização e sensibilização de pessoas com deficiência

Por em

O Núcleo de Educação Especial da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na tarde de hoje (17), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), a abertura da Semana de mobilização e sensibilização de pessoas com deficiência na instituição. Esta Semana faz parte da Campanha Mundial de Educação Inclusiva, que no Maranhão teve início ontem (16), no Ministério Público do Estado.

Participaram do evento a coordenadora do Núcleo de Educação Especial, Marilda Rosa; a professora do departamento de educação e filosofia e coordenadora de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), Maria José Aroucha; as professoras Janaína Dantas (Darcy Ribeiro) e Maria José Fiquene, e os alunos Walmir e Marlon que falaram de suas experiências na Uema.

Além disso, estiveram presentes a coordenadora do Curso de especialização em Psicologia da Educação, Antônia Márcia; a coordenadora de assuntos estudantis, Ivone das Dores de Jesus e alunos de diversos cursos da universidade.

A coordenadora do Núcleo de Educação Especial da Uema, Marilda Rosa informou, que “este é um momento de reflexão e estudo para discutirmos os direitos, o tratamento e as melhorias no processo de inclusão de pessoas com deficiência na educação superior”. E concluiu: “A educação inclusiva é um desafio, temos uma luta constante para superar as dificuldade e barreiras, mas estamos caminhando para isso, com a formação dos professores e o apoio de todos os outros envolvidos”.

Na oportunidade, a professora Maria José Aroucha, falou do seu livro “Deficiência, Escolarização e Trabalho: a pessoa com deficiência auditiva no mercado de trabalho em São Luís”, que foi resultado de sua dissertação de Mestrado em Educação.