Segunda Semana de muita produtividade no Atelier Internacional de Criação Urbana

Por em 2 de outubro de 2002

O Projeto Equinox 2012 – Atelier Internacional de Criação Urbana, Ideias de Futuro – São Luís + 400, que está sendo realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com o apoio da Sectec e Fapema, continua sua segunda semana de programação em plena produtividade.

Participam do evento, as Instituições de Ensino Superior Paris-Est Marne-la-Vallée (UPEMLV), da França; a Escola Nacional Superior de Arquitetura de Marselha (ENSAM), também da França; a Universidade La Sapienza, de Roma; além da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

60 estudantes de origem brasileira, francesa e italiana, das áreas de Engenharia Urbana e Arquitetura e Urbanismo, formaram 15 equipes, de 8 componentes e estão trabalhando em três sítios estratégicos da cidade de São Luís: o Centro Histórico, a Liberdade e o Vinhais Velho, com o objetivo de elaborar projetos Urbanos para as áreas citadas.

Na terça-feira passada (25) e nessa última segunda-feira (1), os grupos percorreram a cidade e visitaram os sítios indicados pelo Atelier, acompanhados por monitores e professores, para reconhecimento das áreas de intervenção. Agora, os alunos estão trabalhando no desenvolvimento dos planos, a partir de conceitos escolhidos por eles mesmos.

A programação do Equinox 2012 teve início no dia 24 de setembro e segue até sexta-feira (5), quando ocorrerá a apresentação final dos trabalhos e a exposição da palestra “Projetos Urbanos no Rio de Janeiro”, por Denise Machado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O objetivo central do Atelier é mostrar como uma atividade projetual, focada na fase de criação, pode ser usada para o debate de ideias, utopias, futuros possíveis ou simplesmente para o enriquecimento do espectro de propostas entre alunos de realidades urbanas diferentes, mas tocados da mesma maneira por problemas que interferem na vida do homem nas cidades.