Uema confirma implantação de novo Centro em Coroatá


Por em 10 de fevereiro de 2012



Em visita ao município de Coroatá-MA, na última sexta-feira (07), o reitor José Augusto de Oliveira reuniu-se com a prefeita Teresa Murad para discutirem sobre a implantação do novo campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), já confirmada e com início das atividades previsto para o mês de agosto.

A localização do Centro de Estudos Superiores de Coroatá foi um dos principais temas debatidos na ocasião, fator que deve ser definido ainda no primeiro semestre de 2014. O reitor e sua equipe conheceram e avaliaram quatro prédios de escolas que poderão abrigar os trabalhos a serem desenvolvidos no novo Centro.

Serão ofertadas 55 vagas nos cursos de Bacharelado em Enfermagem (25 vagas – presencial) e Tecnólogo em Segurança do Trabalho (30 vagas – modalidade à distância). A seleção dos novos alunos foi feita por meio do Programa de Acesso ao Ensino Superior (Paes), realizado em novembro de 2013, cujo resultado será divulgado no dia 14 de fevereiro.

Segundo o reitor, o momento simboliza um importante passo para que a Uema possa se consolidar no município e contribuir com o desenvolvimento da região: “Começamos com os cursos técnicos e agora iniciaremos os dois cursos de nível superior, estudando ainda, as possibilidades da ampliação da grade de cursos para que a Universidade se torne uma presença forte em Coroatá. O ideal que projetamos para o futuro próximo é que tenhamos um campus universitário com área própria para solidificar sua atuação na cidade”, afirma.

De acordo com Maria Auxiliadora Cunha, pró-reitora de graduação, os espaços cogitados para o funcionamento do Centro atendem às necessidades deste: “Pudemos ter uma visão melhor das possíveis instalações da Uema em Coroatá e ficamos muito satisfeitos com os prédios disponibilizados. Até o início das aulas, previsto para o dia 11 de agosto, continuamos trabalhando na viabilização e melhoria de espaço, cuidando da infrestrutura para os acadêmicos serem bem instalados”.

A Uema já está presente no município de Coroatá desde o ano de 2012, com o funcionamento de cursos técnicos por meio do Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet). A implantação dos cursos de nível superior ampliará a atuação da Universidade e as possibilidades de estudo aos jovens da região.

A professora Regina Costa, coordenadora do UemaNet/Coroatá falou da alegria em consolidar a presença da Uema na região: “Os jovens coroataenses estão de parabéns por essa conquista, por sempre acreditarem nesse sonho, que agora é real. Estamos detalhando os últimos preparativos para o início dos cursos superiores e esta é uma grande vitória”.

Para a prefeita Teresa Murad, este é um marco na história do município, que poderá oferecer cursos de graduação à população sem que esta precise sair para estudar em outras cidades: “Sentimos uma felicidade muito grande em poder trazer esses cursos de nível superior para que a nossa juventude tenha a oportunidade de estudar e crescer profissionalmente. A instalação da Uema aqui na nossa terra é um sonho para todos nós”, destaca.

Do mesmo modo, o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, ressalta a importância da ocasião: “Este é um sonho antigo, uma oportunidade para a qual o município vem se preparando há muito tempo. Hoje nossa cidade tem condições, em diversas áreas, de oferecer aquilo que é necessário para a Universidade, para que esta possa desenvolver seus trabalhos com eficiência e fazer do Centro de Coroatá um grande campus”.

Na oportunidade, estiveram presentes a coordenadora do UemaNet, professora Ilka Márcia Souza Serra; a diretora do Centro de Ciências Agrárias, professora Francisca Neide Costa e a coordenadora do e-Tec, Eliza Flora Muniz; assim como o diretor do Centro de Estudos Superiores de Coroatá, professor Ali Costa. Além do chefe de gabinete da prefeitura, Raimundo Rocha, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura, Feliciano Marques, e demais gestores municipais. 



Últimas Postagens - Array /