Dia Mundial da Meteorologia


Por em 23 de março de 2012



Hoje, 23 de março, é o Dia Mundial da Meteorologia por ser a data de fundação da Organização Mundial de Meteorologia (WMO) da ONU. Com sede em Genebra, na Suíça, desde 1950, a entidade trabalha como facilitadora mundial, estabelecendo, por exemplo, as bases das contribuições da Meteorologia para a conservação dos recursos hídricos do planeta, para a identificação das causas e para o combate à desertificação.

Nesta data de hoje, vale homenagear todos os profissionais dessa área, por reconhecer que em todas as atividades do cotidiano existe a influência das condições do tempo. Por isso é que a Uema se orgulha por contar, em seu quadro de servidores, uma equipe de técnicos altamente especializados, observadores e cientistas que, apoiados pela moderna tecnologia, trabalham dia e noite para, entre outras coisas, pesquisar e prever as condições do tempo em todo o Maranhão.

A equipe de meteorologistas da Universidade é formada por cinco profissionais: Andréa Helena Machado dos Santos, Carlos Márcio de Aquino Elói, Gunter de Azevedo Reschke, Hallan David Velasco Cerqueira e Carlos Wendell Soares Dias. Todos estão lotados no Laboratório de Meteorologia (Labmet), que pertence ao Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Uema.

Sob a direção de Gunter Reschke, o Labmet auxilia algumas empresas, como o Consórcio Estreito Energia (Ceste), Suzano Papel e Celulose, e Petrobras, realizando previsões e estudos específicos em diversas áreas.

O Labmet também trabalha com o objetivo de obter dados registrados pelo radar meteorológico do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), financiado pelo Ministério da Defesa. Além desse radar que fica instalado no aeroporto de São Luís, o Sipam dispõe de outros 11, espalhados pela região amazônica. E, apesar de ter sido inaugurado há pouco tempo, já detectou alguns fenômenos na região norte do Maranhão, como o tornado registrado no município de Raposa, em fevereiro deste ano.

Por ser uma área de grande interesse e fundamental para o desenvolvimento do Estado, a Uema, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), lançará, ainda neste ano, edital para o "Curso Técnico em Meteorologia a Distância". A previsão é que as aulas sejam iniciadas no mês de agosto.



Últimas Postagens