Reitor dará posse ao Conselho Editorial da Uema

Por em 27 de março de 2012

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Oliveira, dará posse, na próxima segunda-feira (2), às 15h, no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), aos membros do Conselho Editorial da instituição.

Os 19 conselheiros, todos docentes efetivos da Uema, com títulos de doutor ou de mestre, cumprirão mandatos de dois anos, representando as áreas de Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

Na solenidade de posse, o professor José Augusto divulgará o resultado da Chamada para Publicação de Livros da Coleção São Luís 400 anos, que tem como objetivo a seleção de textos de caráter acadêmico para publicação, em formato de livro, que visa contribuir, significantemente, para o desenvolvimento científico e cultural do Estado, em qualquer área do conhecimento.

A Coleção São Luís 400 anos surgiu a partir de dois fatores. O primeiro é o IV Centenário da Cidade de São Luís, a ser comemorado no dia 8 de setembro de 2012. O segundo é o reflexo do fato de que a cidade é o lugar onde se dá uma série de renovações, sobretudo, com o advento da Chamada Revolução Industrial.

A Uema entende que, a Coleção São Luís 400 anos, traz uma importante discussão sobre os problemas da capital maranhense, no momento em que completa 4 séculos de existência, demonstrando  o apego da instituição à cidade na qual está situada.

Durante o evento, haverá uma palestra com o professor pós-doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Frederico Góes, que abordará o tema “Literatura e vida na cidade”.

Frederico Góes, mais conhecido como Fred Góes, é carioca e iniciou sua trajetória profissional como repórter na Editora Bloch. Foi assessor de relações internacionais da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Chefiou o Departamento de Expansão da Embrafilme. Foi roteirista da TVE, redator e apresentador do programa “Tirando de Letra” da Rádio MEC.

Formado em Letras, é mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ e Doutor em Teoria da Literatura, pela Faculdade de Letras da UFRJ, onde ensina no Departamento de Ciência da Literatura. Fez pós-doutoramento na Universidade de Tulane, em Nova Orleans, nos EUA.

Paralelamente à atividade acadêmica, Fred Góes é compositor/letrista e pesquisador de música popular. É também ensaísta crítico e tem doze livros publicados nas áreas de literatura e música popular. Foi membro do Conselho de Cultura do Estado do Rio de Janeiro por dez anos. Hoje, além de professor, coordena o Dicionário Cravo Albin de Música Popular e é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e (CNPq).