Técnico do IBGE ministra oficina sobre a utilização de ferramentas digitais

Por em 30 de março de 2012

Nesta semana, os alunos do Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), receberam o técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), José Reinaldo Barros Ribeiro, que ministrou a oficina sobre a utilização de ferramentas digitais.

O encontro foi parte da disciplina “Dinâmica Territorial e Organização do Espaço Rural Maranhense” e teve por objetivo familiarizar os mestrandos com as tais ferramentas para que possam analisar os dados colhidos durante a pós-graduação com mais propriedade.

“Temos aqui alunos que estudam estrutura fundiária, avanços e recuos da estrutura produtiva agrícola do Maranhão, sistema de dados, cartogramas, educação no campo, entre outros, que precisam entender mais sobre as técnicas para facilitar a análise estatística das comparações sobre a relação cidade/campo”, destacou o vice-coordenador do mestrado, professor José Sampaio.

Durante a oficina, o técnico do IBGE aproveitou para discutir o lado social que está por trás dos números: de que forma os dados apontam problemas e podem, assim, chegar a modificar a realidade.

“As informações não podem ficar isoladas, têm que estar a serviço da sociedade. Nossa obrigação no Instituto é estar à disposição, falar sobre o patrimônio público, prestar esclarecimentos. Esses debates vão servir para alimentar muitas hipóteses. Os dados são a base empírica dessas pesquisas feitas no mestrado. Afinal de contas, os alunos irão fazer um retrato da realidade maranhense”, informou José Reinaldo.