Uema participa do Encontro Franco-Brasileiro de Ciência, Tecnologia e Educação no Amapá

Por em 23 de março de 2012

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participou, na quarta-feira (21), do I Encontro Franco-Brasileiro de Ciência, Tecnologia e Educação, no Centro Cultural Franco Amapaense.

Na ocasião, o gerente do Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Uema, Jucivan Ribeiro Lopes, representou a Universidade, em substituição ao professor Altamiro Ferraz Júnior.

Durante o Encontro, foram apresentados os projetos aprovados no primeiro edital da Rede Guyamaz, fruto de convênio celebrado entre a Agence Inter-établissements de Recherche pour le Développement (AIRD), a Embaixada da França no Brasil e a Guiana Francesa, e as Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados do Amazonas (Fapeam), do Amapá (FAP Tumucumaque) e do Maranhão (Fapema).

O projeto maranhense será desenvolvido com aportes financeiros e técnicos do Maranhão e da França. Financeiramente, o projeto será apoiado, por meio do edital da Fapema, e na Guiana Francesa, pelo IRD (Institut de Recherche pour le Développement). O projeto tem a denominação de Semaguy – Serviços Ambientais e sua Valoração nos Processos Evolutivos de Uso e Mudança de Uso do Solo em Áreas do Maranhão e da Guiana Sob Fortes Pressões Antrópicas. Pela natureza da cooperação técnica, o projeto terá duas coordenações, no Maranhão, com o professor Altamiro Ferraz Júnior (Uema) e na França, com o professor Michel Brossard (IRD).

O Semaguy propõe a transferência de tecnologias de baixo impacto e capacitação de profissionais da área ambiental, no tema Serviços Ambientais, com vistas à gestão sustentável do solo da Amazônia Maranhense. Os estudos serão voltados para o bioma da Amazônia maranhense que apresenta historicamente profundas alterações na paisagem natural, com extensas áreas de florestas convertidas para abrigar pastagens, agro-indústrias, mineradoras e, mais recentemente, indústrias petrolíferas.

A intensificação do uso e mudança de uso da terra tem ocasionado também altas taxas de desmatamento e queimadas, e expressiva perda de biodiversidade. Para reverter os danos causados ao meio ambiente, o projeto Semaguy aposta na formação de recursos humanos qualificados para atuar na sustentabilidade dos serviços ambientais de solos mediterrâneos e tropicais.

A Uema participa do Semaguy através do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, do Núcleo Geoambiental e, do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet). O Centro Universitário do Maranhão (UniCeuma) também participa do projeto.

Durante o encontro, foi assinado ainda o convênio que institui o Conselho de Cooperação Educacional da Amazônia e Regiões Adjacentes (Educama). O Educama é um convênio que proporcionará maior visibilidade nacional e internacional para a Amazônia, estimulando a participação de outros conselhos de modo a aumentar a integração em termos de cooperação através da divulgação dos projetos de capacitação técnica e profissionalizante.

Na ocasião o Maranhão foi representado pela diretora-presidente da Fapema, Rosane Guerra, e a diretora científica da Fundação, Rita Seabra. Também estiveram presentes o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, o reitor de Educação da Guiana Francesa, Denis Rolland, o titular da Setec, Antônio Cláudio Carvalho, presidente da Fundação Tumucumaque, Jadson Porto, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Emanoel Alves de Moura, e reitor da Universidade Federal do Amapá, José Tavares, o convênio que institui o Conselho de Cooperação Educacional da Amazônia e Regiões Adjacentes (Educama).