Uema recepciona alunos da Uniti

Por em 30 de março de 2012

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), realizou o Seminário de Acolhimento do Projeto Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti), na tarde de ontem (29), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen).

Participaram da recepção a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha, representando o reitor José Augusto Silva Oliveira; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira; o pró-reitor de Planejamento, Antônio Pereira; representando o Governo do Estado, Maria da Graça Silva Oliveira; representando a coordenação geral da Uniti, professora Maria Alzira de Melo Ferreira; a ex-deputada Marly Abdalla; e a palestrante da tarde, Jacira do Nascimento.

A abertura do evento foi feita pela pró-reitora Maria Auxiliadora, que deu as boas vindas aos participantes.  “Estamos de braços abertos para recebê-los, desejando a todos um excelente curso na Uema”, disse.

A pró-reitora Vânia Lourdes também manifestou a sua alegria em receber os novos alunos, explicando ainda que a Universidade já participa há 17 anos desse projeto e que só agora sediará as primeiras turmas no Campus Paulo VI, com a intenção de melhor atender à comunidade local.

“O nosso interesse é dar tudo que vocês almejam. Estamos aqui a serviço de todos e queremos contar com a sabedoria de cada um para realizarmos trocas de ideias e experiências”, enfatizou Vânia Loudes.

Com a palestra “Prazer, responsabilidade e solidariedade: Hábitos saudáveis para a longevidade”, a professora doutora Jacira Nascimento Serra tratou do envelhecimento populacional e destacou a importância de começar a pensar em mudanças de atitudes desde cedo. Para isso, segundo ela, “é necessário uma evolução plena de conhecimentos e que cada fase de vida seja bem vivida. Sempre é tempo para desenvolver hábitos saudáveis”, afirmou a palestrante.

Sobre a Uniti – A Uniti é um projeto de formação continuada, criada em 1996, pelo Governo do Estado do Maranhão, que mantém convênio com Sesc, Ufma, Seplan e Uema. Constitui um espaço de convivência interativa que proporciona ao idoso maranhense a redescoberta das vivências relacionais tanto no ambiente familiar quanto social, dando ao idoso a oportunidade de compartilhar pensamentos e sentimentos.

Tem o objetivo de promover mudanças qualitativas no padrão de vida do idoso a partir da autodescoberta e autovalorização por meio do diálogo, visando a fortalecer as suas habilidades intrapessoais e interpessoais. Utiliza uma metodologia que desenvolve as ações educativas, as quais proporcionam condições de um trabalho socializante, preocupando-se com o estado psicológico e o comportamento emocional do idoso.