CCSA promove palestra sobre perspectivas e oportunidades no Maranhão

Por em 26 de abril de 2012

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promoveu, na tarde de ontem (25), em seu auditório, a palestra “Economia Maranhense: perspectivas e oportunidades”, proferida pelo professor da Uema e diretor técnico do Sebrae, José de Ribamar Morais.

Participaram da atividade o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), José Antônio Ribeiro Carvalho; o diretor do Curso de Administração/CCSA, em exercício, Airton Feitosa Cunha; o chefe de departamento do Curso de Administração, Ilmar Polary, além de professores e alunos da Instituição.

Com o tema “Economia Maranhense: perspectivas e oportunidades”, o professor Morais apresentou uma visão panorâmica dos últimos acontecimentos e reflexos da atividade empresarial no Estado. Ele ainda tratou do histórico econômico no mundo atual, os novos paradigmas de concorrência e de mercado e  falou do Brasil de hoje e dos novos modelos de negócios, destacando quais são as oportunidades diante dessa realidade.

“Hoje, o foco está na inovação baseada na inteligência de mercado, não mais na disputa territorial. O desafio é prover a base empreendedora do país de tecnologia e possibilidades de desenvolvimento, é ir além da sala de aula, enfrentar as mudanças, inovar e apresentar novos paradigmas” explanou o palestrante.

Na oportunidade, o diretor do CCSA, José Antônio Ribeiro Carvalho, externou a importância do Centro em realizar esses Encontros com os alunos da Uema.  “Essa é uma atividade de extensão que está articulada com o ensino e a pesquisa, que constituem o foco da Universidade, o desafio é desenvolver mais atividades como está”, enfatizou o diretor.