Curso de Administração/CCSA promove palestra e curso em Psicologia Organizacional

Por em 23 de abril de 2012

Mesa diretoraA Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Curso de Administração, promoveu na noite da última quarta-feira (18), no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uema, na Praia Grande, a palestra “Saúde e Produtividade nas Organizações de Trabalho”, proferida pelo professor pós-doutor em Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), José Carlos Zanelli.

Participaram da solenidade o vice-reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), José Antônio Ribeiro Carvalho; o diretor administrativo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, Luís Álvaro dos Santos Correa e o diretor do Curso de Administração/CCSA em exercício da Uema, Airton Feitosa Cunha.

Com o tema “Saúde e Produtividade nas Organizações de Trabalho”, o professor Zanelli tratou do desenvolvimento psicossocial dos indivíduos nas últimas décadas, sob a influência de fenômenos como a tecnologia, as questões políticas e econômicas, as novas formas de comunicação, e como isso tem afetado a saúde das pessoas no trabalho.

“As transformações da sociedade têm afetado a produtividade e a saúde, do ponto de vista psicossocial, dos trabalhadores. Vários são os fatores que interferem na produtividade e no acelerado crescimento de doenças, tais como: o próprio indivíduo, as atividades do trabalho, o grupo, o ambiente e as condições que a organização oferece, ou não, ao trabalhador. Hoje, o administrador tem que atentar para a importância dos seus profissionais estarem saudáveis. Os gestores têm que buscar a produtividade, mas também, têm a obrigação de olhar a saúde”, explanou o palestrante.

Na oportunidade, o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa, externou o agradecimento a todos que aceitaram o convite para participarem dessa jornada acadêmica. “O professor Zanelli empresta a todos nós, por generosidade acadêmica, sua experiência de anos de estudos sobre o comportamento humano nas organizações e fora delas”, enfatizou o vice-reitor.

O professor pós-doutor, José Carlos Zanelli, da UFSC, também ministrou na manhã de quinta-feira (19), para um auditório lotado, o minicurso “Como identificar processos psicossociais nas organizações de trabalho”, no prédio do Curso de Arquitetura da instituição.

O coordenador do evento e professor do DEA/CCSA para as disciplinas “Comportamento Organizacional e Gestão com Pessoas”, Rômulo Travassos, acredita que o evento foi de grande valor acadêmico pelo aprendizado que oportunizou. “Aos alunos e profissionais presentes foram agregados muitos conhecimentos na área de Psicologia e Organização do Trabalho, principalmente porque o palestrante é um renomado pesquisador nessa área, com inúmeros livros e artigos publicados”, destacou Travassos.