Cursos de Medicina e de Enfermagem poderão ganhar ambulatórios com a parceria entre a Uema e a SES

Por em 24 de abril de 2012

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira reuniu, na tarde de ontem, 23, com o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, no prédio do Hospital Carlos Macieira, no Calhau, com o objetivo de discutir uma parceria para viabilizar a implantação dos Ambulatórios Docentes Assistenciais, que servirão de espaço para o ensino-aprendizagem dos alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC).

Participaram da reunião os pró-reitores de Administração, Walter Canales; de Planejamento, Antonio Pereira; o secretário adjunto da Saúde, José Márcio Leite; a diretora do CESC, Valéria Cristina; o deputado André Fufuca, os assessores da Reitoria, Euda Batista e César Choairy; o coordenador geral de Estágio da Secretaria de Saúde, Marcus Vinícios, e o professor do Curso de Medicina do CESC, Ali Uthant.

Durante a abertura do encontro, o professor José Augusto enfatizou a importância dos cursos de Medicina e de Enfermagem para a qualificação de profissionais na área de saúde no Maranhão, ressaltando que a participação da Secretaria de Saúde como parceira é fundamental para a instalação dos ambulatórios propostos.

Ao ouvir as sugestões da Uema, o secretário Ricardo Murad se manifestou favorável, e disse que está disposto a contribuir com a Universidade nessa parceria, precisando, apenas, que a Uema prepare um projeto com todas as especificações, incluindo valores. Ricardo ainda informou que, em breve, os estudantes de medicina do Maranhão, a partir do 5º período serão aproveitados em estágio nas regionais de saúde da SES espalhadas por todo o estado.

De acordo com a professora Rose Mary, diretora do Curso de Medicina da Uema em Caxias, o prédio onde funcionará os ambulatórios, está reformado e com equipamentos de alta complexidade, prontos para funcionar. “Dependemos dessa parceria para que possamos instalar os ambulatórios e oferecer aos nossos estudantes um espaço para que eles possam desenvolver suas aulas práticas”, disse a professora.

Na próxima sexta-feira (27), uma comissão constituída pela Uema e pela SES estará se reunindo no Campus Paulo VI, para apresentação e finalização da proposta de instalação dos ambulatórios no CESC.