Darcy Ribeiro realiza Aula Inaugural em Itapecuru-Mirim

Por em 24 de abril de 2012

Em clima muito festivo, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na tarde de ontem (23), a primeira Aula Inaugural dos cursos oferecidos pelo Programa Darcy Ribeiro no Polo de Itapecuru -Mirim.

Estiveram presentes na Aula Inaugural a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira, representando o reitor José Augusto Silva Oliveira; a coordenadora geral do Programa Darcy Ribeiro, Andréa Azevedo Cutrim; o diretor do Centro de Estudos  Superiores de Itapecuru,Tácito Correia Pinho; a secretária de Educação do Município, Elizângela Maria Pereira; o vereador de Itapecuru-Mirim, Índio Brasil; a coordenadora de polo, Waldynice Pedrosa Sampaio e Silva; além de professores, alunos e demais autoridades.

O vereador Índio Brasil falou da importância de se ter um curso de nível superior presencial na cidade. Já o diretor do Centro de Itapecuru, Tácito Pinho, saudou a todos e se colocou à disposição para qualquer ajuda.

Por sua vez, a professora Andréa ministrou a Aula Inaugural falando das expectativas e dos desafios para os cursos de licenciatura plena. E, em uma aula empolgante, conseguiu motivar todos os alunos, explicando toda estrutura e funcionamento do Programa. A coordenadora destacou também as oportunidades que os acadêmicos terão em realizar projetos de pesquisa e de extensão para o crescimento e desenvolvimento do município. A professora encerrou a aula ressaltando o ciclo que cada aluno esta iniciando em suas vidas, dos novos desafios e do empenho que cada um terá que ter durante a vida acadêmica.

Vale lembrar, que o Programa já esta em pleno funcionamento em 23 polos desde o ano de 2010 e, neste, serão mais 20. Com o Programa, a Uema pretende contribuir com a educação do Estado, ao implantar nesses polos, cursos de licenciatura nas áreas de ciências e de humanas.