Implantada Unidade de Validação Tecnológica de Dendê na FESB

Por em 16 de abril de 2012

Na última sexta-feira (13), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Bicombustíveis da Uema (UemaBio), implantou uma Unidade de Validação Tecnológica (UVT) de Dendê na Fazenda Escola de São Bento.

Sob a coordenação geral do professor Hamilton Jesus Santos Almeida, a Unidade faz parte do Projeto Implantação e Manutenção de Unidade Demonstrativa de Dendê no Maranhão.

Segundo Hamilton Jesus, o objetivo dessa e das UVTs localizadas nos campi Paulo VI e de Imperatriz é avaliar e caracterizar o cultivo do dendê no Estado, a partir do conhecimento tecnológico inovador e do desenvolvimento de tecnologia aplicada ao processo de produção de mudas.

Também são objetivos do Projeto organizar um sistema de mudas certificadas, ampliando a oferta de material propagativo sadio, com maior potencial produtivo; estabelecer áreas para plantio comercial da espécie do dendê no Maranhão para produção de óleo para as indústrias de alimento, cosmético e de biocombustíveis; ampliar o número de técnicos capacitados para fazer o acompanhamento dos projetos do dendê; entre outros.

Para a execução desse Projeto, o UemaBio conta com a cooperação da BIOVALE, que concedeu várias mudas de dendê para serem cultivadas nas Unidades.

As mudas de dendê doadas foram selecionadas entre as espécies compactas (com domínio tecnológico) e não compactas (sem domínio tecnológico), visando desenvolver um programa de pesquisa em nível de monitoria na produção de monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado.