Produção Científica é discutida em palestra no CCT

Por em 20 de abril de 2012

O coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), William da Silva Cardoso, realizou, na tarde ontem (19), a palestra “Produção Científica na Uema”, no auditório do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).

O acontecimento contou com a presença do diretor do CCT, Jorge de Jesus Passinho, de professores e alunos. A palestra esclarecedora do professor William apresentou a estrutura da PPG, seus contatos e, principalmente, seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Foram feitas especificações de pontos importantes da Iniciação Científica, como seus objetivos, requisitos, responsabilidades dos orientadores e orientandos, seleção, além de uma explanação sobre o roteiro para elaboração de projetos de pesquisa.

Outro assunto bastante discutido na ocasião foi o Programa do Governo Federal Ciência sem Fronteiras, no qual foram destacadas questões como: Coeficiente de Rendimento Escolar para seleção, proficiência em língua estrangeira e a participação de estudantes pesquisadores voluntários no Programa, que é voltado para alunos que estejam vinculados à pesquisa.

De acordo com o professor William Cardoso, a coordenadoria está à disposição dos pesquisadores, no que for necessário, ou daqueles que almejam adentrar essa área.

A produção científica é um dos pilares do universo acadêmico, por meio do qual o conhecimento é produzido, difundido e democratizado. É também um retorno, ou prestação de contas da Universidade para com a sociedade, apresentado resultados e relevância de suas ações, além de ser o reflexo da qualidade, desempenho e seriedade tanto do corpo discente como docente, ou seja, da própria instituição.