Professor Afrânio Gazzola defende tese na UNESP

Por em 26 de abril de 2012

O professor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Afrânio Gonçalves Gazolla, defendeu, na última terça-feira (24), sua tese de Doutorado em Produção Animal – Zootecnia, intitulada “Capim-marandu e babaçu em sistema silvipastoril”, na Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus Jaboticabal.

Sob a orientação do professor doutor Ricardo Andrade Reis (UNESP), o experimento foi conduzido no período de setembro de 2010 a setembro de 2011, na cidade de Matinha, localizada na região da Baixada Maranhense.

Fizeram parte da banca examinadora os professores doutores Cledson Augusto Gárcia (Universidade de Marilia – Unimar), Paola Pedroso Vantini (Centro Universitário Moura Lacerda – Jaboticabal/SP), Ana Claudia Ruggieri (UNESP) e Euclides Braga Malheiros (UNESP).

O trabalho do professor Afrânio Gazzola é de grande importância para a comunidade acadêmica e enche de orgulho esta Universidade.

RESUMO – A pesquisa objetivou estudar e mensurar o efeito do babaçu sobre os aspectos de produção de sombra, presença de plantas daninhas, área de solo nu, massa e composição química do pasto de capim-marandu nos períodos de maior e menor disponibilidade de água.

Segundo o autor da tese, atualmente, observa-se uma nítida preocupação dos pecuaristas em proteger parte da regeneração natural do babaçu, com a finalidade de oferecer sombra aos animais e maior produção de forragem no período seco.

“Contudo, a carência de trabalhos sobre  a contribuição do babaçu na produção animal e no processo de manutenção das pastagens tem acarretado divergências entre técnicos e produtores em relação ao manejo na pastagem, bem como conflitos sociais com as quebradeiras de coco”, explicou Gazzola.