Professores da Uema ministram curso de Educação Ambiental em São Mateus

Por em 30 de abril de 2012

O Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEAMA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que está vinculado ao Departamento de Química e Biologia, realizou no período de 27 a 29 de abril a primeira edição do curso de extensão em ‘Educação Ambiental sob a ótica da Legislação Federal e Estadual’ que será oferecido em várias cidades do Estado. Em abril a discussão aconteceu na cidade de São Mateus.

O encontro é direcionado a estudantes de graduação e visa debater a Política Nacional de Educação Ambiental e a Política Estadual de Educação Ambiental, bem como o Sistema Estadual de Unidades de Conservação. Tal iniciativa é parte das atividades idealizadas pelos professores da Universidade, tendo em vista que 2012 foi considerado pelos órgãos colegiados como o Ano da Educação Ambiental da Instituição.

De acordo com a coordenadora do GPEAMA, a professora dra. Raimunda Fortes, a ideia do curso de extensão surgiu pela necessidade de se oferecer formação voltada para a integração de profissionais e estudantes que atuam em Educação Ambiental para debater, interpretar, agir e avaliar os fenômenos da EA em Unidades de Conservação no Estado. “Precisamos discutir a respeito dessas leis e levá-las aos alunos, para que possamos atender aos pressupostos da legislação Federal e Estadual que exigem que a Educação Ambiental seja trabalhada de forma contínua em todos os níveis de ensino e com as comunidades de um modo geral”, acrescentou.

Os profissionais que conduziram os trabalhos em São Mateus foram Eliane Braga Ribeiro, Hadryan Lima Rodrigues, Janaina Gomes Dantas, Nágela Gardênia Rodrigues dos Santos, Ticianne de Sousa de Oliveira Mota Andrade, Luciana Bastos e Raimunda Fortes. Entre os temas desenvolvidos no curso (30 horas), destacaram-se Conceitos em Educação Ambiental; Breve histórico da Educação Ambiental; A transversalidade da Educação Ambiental; Educação Ambiental no âmbito da legislação federal (Política Nacional de Educação Ambiental); Educação Ambiental no âmbito da legislação estadual (Política Estadual de Educação Ambiental e Sistema Estadual de Unidades de Conservação).

A próxima edição está prevista para acontecer no mês de maio na cidade de Icatu (MA).

** Sobre o GPEAMA

• Últimas Postagens