Uema realiza abertura da 6ª edição do Encontro Pedagógico do Cecen

Por em 18 de abril de 2012

Foi aberto oficialmente, nesta manha (18), o VI Encontro Pedagógico do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O evento acontece no auditório do Centro e traz como temática de discussão “Transdisciplinaridade: Consolidando os primeiros passos”.

A mesa de abertura foi composta pela diretora do Cecen, Andréa de Araújo; pela pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Ferreira; pela pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha, representando o reitor José Augusto Silva Oliveira; pela assistente da pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Graça Neri; e pelo assistente do Cecen, Carlos Alberto Ximendes.

Oportunamente, a professora Maria Auxiliadora enalteceu a postura dos gestores do Cecen, ao criarem um espaço para se debater temáticas diretamente relativas à realidade do Centro. Segundo ela, um evento acadêmico desse porte, configura-se como um ambiente favorável ao crescimento epistemológico de professores e estudantes.

Em sua 6º edição, o Encontro tem o intuito de ser um espaço propício à reflexão dos docentes e discentes sobre todas as problemáticas dos cursos do Centro. Além disso, busca também soluções necessárias que efetivamente possam atender às demandas urgentes dos mesmos.

A conferência de abertura intitulada “Transdisciplinaridade: Consolidando os primeiros passos” foi ministrada pela professora Iran de Maria Leitão Nunes, da Universidade Federal do Maranhão.

Ao discutir o tema proposto, a conferencista fez uma abordagem sobre o processo histórico transdisciplinar, ressaltando seus princípios e conceitos variados. “Assim como a realidade, a transdisciplinaridade é construída socialmente mediante interações, numa teia de eventos e fatores permeada de relações complementares. Transdisciplinaridade é um sistema total sem fronteiras estáveis entre as disciplinas”, destacou Iran de Maria.

De acordo com a professora, a trandisciplinaridade no ensino é necessária e tem por objetivo abarcar a totalidade do ser humano, bem como transitar entre a diversidade e a unidade, entre a clausura e abertura teórica.

A conferencista também enfatizou a existência de obstáculos à prática transdisciplinar, e apontou alguns desafios a serem superados como, por exemplo, a necessidade de ir além das fronteiras epistemológicas, buscando o fortalecimento da autonomia e da construção coletiva dos sujeitos envolvidos nesse exercício.

Após a exposição, houve um rico debate entre os docentes acerca do recorte tansdisciplinar feito por Iran de Maria.

Foi realizada ainda no período da manhã a palestra “(Re)pensando as metodologias de ensino”, proferida pelo professor do Departamento de Química e Biologia da Uema, Jackson Ronie Sá da Silva.

O Encontro Pedagógico se estende até a próxima sexta-feira (20) e conta com uma programação composta por palestras, mesas redondas, painéis e lançamento de livros.