Uema recebe agricultores em Dia de Campo na Fazenda Escola

Por em 20 de abril de 2012

Um grupo de agricultores familiares do Território Lençóis Munim participou do Dia de Campo “Difusão de Saberes”, realizado na manhã desta sexta-feira (20), na Fazenda Escola de São Luís (FESL), localizada no Campus Universitário Paulo VI, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

A visita fez parte das ações do Projeto “Experimentando uma rede de artesãos, pescadores e agricultores do Território Lençóis Munim”, desenvolvido pela Uema, por meio do Laboratório de Extensão Rural (Labex), que é coordenado pelo professor Itaan Pastor Santos.

Divididas em estações, as atividades do Dia de Campo foram iniciadas às 9h30, com o credenciamento e acolhimento dos agricultores, realizados pela técnica executiva do Projeto, Tércia Reis; pela aluna bolsista do curso de Zootecnia, Ana Ruth Estrela; e por Emanoelle Jardim, bióloga voluntária.

Enquanto percorriam as instalações da fazenda, os participantes do evento eram orientados pela gerente da FESL, professora Ariadne Enes Rocha, que abordou vários temas, como o cultivo de plantas medicinais e flores tropicais, aflorestamento misto, práticas de produção de mudas, entre outros.

A organização do Dia de Campo optou pela divisão das atividades em estações para que os produtores tivessem uma melhor assimilação dos assuntos tratados. Além disso, priorizou-se o uso de uma linguagem objetiva, resultando numa maior interação entre os presentes, que se mostraram à vontade para fazer perguntas e trocar experiências.

Para a professora Ariadne, levando-se em conta o interesse dos participantes, o evento conseguiu atingir o seu objetivo: a difusão de saberes. “A nossa intenção de fato foi o intercâmbio de conhecimentos; promover uma troca de informações fundamental para a melhoria do dia a dia dos agricultores, o que acreditamos ser uma obrigação da universidade pública”.

Na opinião dos visitantes, que elogiaram a organização e a abordagem dos temas nas estações, o encontro foi mesmo um sucesso. “Esta é a segunda vez que venho à Uema para participar de um Dia de Campo. E de novo saio daqui satisfeita e bem informada, pois aprendi muitas coisas que podem ser aplicadas para melhorar a produção da minha comunidade”, contou a agricultora do município de Morros, Leontina dos Santos.

PROJETO – O Projeto “Experimentando uma rede de artesãos, pescadores e agricultores do Território Lençóis Munim” é uma realização da Uema em parceria com a Associação Agroecológica Tijupá e com o Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA – Campus Maracanã), onde os agricultores também participaram de várias atividades na tarde desta sexta-feira (20).

Segundo a técnica executiva do Projeto, Tércia Reis, a proposta é ajudar os pequenos produtores na melhoria do cultivo e da comercialização dos seus produtos, dentro da cadeia produtiva das culturas existentes nos seus municípios.

Para tanto, professores, estudantes e voluntários das três instituições envolvidas, inicialmente, fizeram um diagnóstico das atividades de agricultores, pescadores e artesãos em vários municípios às margens do rio Munim até a área dos Lençóis. A partir da realização de visitas aos povoados, os pesquisadores identificaram algumas experiências que vêm dando certo, apontadas pela própria comunidade.

Agora, será a vez desses experimentos serem atestados para validar ou não a eficácia das práticas identificadas. Os resultados positivos serão reaplicados e adaptados para outros municípios, conforme a vocação produtiva de cada um deles.

Os municípios que pertencem ao Território Lençóis Munim são: Paulino Neves, Barreirinhas, Santo Amaro, Primeira Cruz, Humberto de Campos, Morros, Icatu, Axixá, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Rosário e Bacabeira.