Abertura do 50º Fórum de Reitores em Recife

Por em 24 de maio de 2012

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) deu início, na noite dessa quarta-feira (23), às 20h, ao 50º Fórum Nacional de Reitores, com o tema central “A qualidade da educação superior e os modelos de avaliação” e subtema “Estratégias de construção de redes internacionais no ensino, na pesquisa e na extensão”. O evento, que se estenderá até sexta-feira (26), está sendo realizado no Dorisol Recife Hotel, Jaboatão dos Guararapes -PE.

A solenidade de abertura contou com a presença do reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira; do secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Recife, Marcelino Granja; do presidente da Abruem, João Carlos Gomes; do embaixador da Bélgica, Claude Misson; do reitor da Universidade de Pernambuco (UPE) e anfitrião do Fórum, Carlos Fernando Calado; do presidente do Crub, Ricardo Miranda; e do ex-presidente da Abruem, Antonio Joaquim Bastos.

O reitor Fernando Calado iniciou o Fórum dando as boas vindas aos reitores e convidados, explicando a necessidade primordial da continuação dos debates promovidos pela Abruem sobre o melhoramento e a reestruturação da educação superior brasileira.

O secretário Marcelino Granja falou dos desafios da construção da universidade pública e gratuita no Brasil. Ele informou que as IES brasileiras ainda são endógenas e, segundo ele, é preciso transformar isso em negócios e desenvolvimento.

Já o professor João Carlos, em seu discurso, deu ênfase ao papel da Abruem e do Crub, fazendo um histórico das duas entidades e enfatizando seus valores e serviços prestados ao país no contexto educacional.  Ele mencionou também a criação das câmaras dentro dos fóruns da Abruem, e da presença dos governos nos debates da Associação.

O escritor Ariano Suassuna

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor e escritor pernambucano, Ariano Suassuna, que fez uma abordagem sobre a educação no Brasil, ressaltando a importância do sistema de ensino brasileiro, como um caminho capaz de consolidar uma cultura de qualidade. Na sua fala, Suassuna citou vários intelectuais de ponta no mundo, colocando-os como referências, no que diz respeito à intelectualidade.

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) foi criada por ocasião do XII Fórum de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras, na cidade de Maringá, Paraná, em outubro de 1991.