Alunos do Curso de Geografia realizaram visita técnica em Carutapera

Por em 3 de maio de 2012

Alunos do 6º período do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Paulo VI, realizaram uma visita técnica no município de Carutapera no Maranhão, na semana passada, com o objetivo de desenvolver parte das atividades da disciplina “Geografia Física do Maranhão”, ministrada pela professora Rosalva de Jesus dos Reis.

Na oportunidade, o grupo participou da Aula Inaugural do Polo Darcy Ribeiro, de apresentações culturais de grupo do município e realizaram um extenso trajeto pelo Rio e Baía Iriri, pela Praia de São Pedro e a pela localidade de Vitorino, onde foi possível observar afloramentos rochosos, o ambiente de manguezal e a dinâmica litorânea. Para finalizar a visita, os acadêmicos estiveram no povoado de São Lourenço, à margem do Rio Gurupi.

A Prefeitura local, através do senhor Amin Quemel, proporcionou uma estrutura com acomodações para os alunos, barco para acesso ao litoral, guia e professores locais para acompanhar o grupo no trajeto.

Segundo a professora Rosalva Reis, “a viagem foi exitosa pela diversidade de aspectos que puderam ser observados no trajeto São Luís – Carutapera. O grupo partiu do Litoral, passou pela Baixada e chegou até a Pré-Amazônia. Cada ambiente deste possui suas singularidades. Em Carutapera, além das belezas naturais incontestáveis, foram observados aspectos da economia e da forte influência cultural paraense”.