Alunos do ensino médio testam protótipo de foguete na Uema

Por em 9 de maio de 2012

Hoje, 9, pela manhã, um grupo de 15 estudantes matriculados nos 2º e 3º ano do Centro de Ensino Doutor João Bacelar Portela esteve na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) à procura de um campo extenso, onde pudesse fazer testes com foguetes construídos com garrafas PET para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

Com o experimento, os alunos queriam testar empiricamente os conhecimentos sobre o teorema do impulso e quantidade de movimento para posteriormente fazer com que esses foguetes alcancem vôos cada vez mais distantes. “Lá na escola o protótipo chegou a atingir 100m (horizontalmente), precisávamos de um espaço maior e estamos bem confiantes que vamos conseguir um bom lançamento”, afirmou Tatiane Castro, uma das alunas envolvidas no projeto.

Para o experimento foram usadas garrafas PET, bomba de bicicleta, cano PVC, ar comprimido e água. Em um segundo momento foram utilizados bicarbonato de sódio e vinagre.  “Estamos apreensivos, mas animados. É uma competição, só o melhor foguete irá para uma das etapas que será em São Paulo”, complementou Tatiane.