Autoridades políticas visitam obras do Cempea na Uema


Por em 7 de maio de 2012



Atendendo ao convite da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o deputado federal Ribamar Alves (PSB) e o ex-deputado federal Julião Amin (PDT) conheceram, na manhã desta segunda-feira (07), o local onde está sendo construído o Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Aquicultura (Cempea), no Campus Universitário Paulo VI.

Acompanhados pelo reitor José Augusto Silva Oliveira, os visitantes puderam constatar de perto como estão sendo aplicados os recursos oriundos da emenda parlamentar proposta por eles e pelo também deputado federal Domingos Dutra (PT), destinados à construção desse arrojado projeto que deverá incrementar o setor pesqueiro no Maranhão.

A apresentação da maquete e das futuras instalações do Centro foi feita pelo diretor do Curso de Engenharia de Pesca, Haroldo Gomes Barroso – idealizador do Cempea e reconhecidamente por seus alunos e demais professores da Uema como o grande entusiasta desse empreendimento, que será um dos maiores da América Latina.  

O Centro Multidisciplinar atuará em todas as etapas e fases de programas sustentados, incluindo a capacitação de produtores, da fase de cultivo ao beneficiamento e à comercialização, assim como também fará o monitoramento da extensão objetivando uma constante reciclagem na qualificação da mão de obra.

Segundo Barroso, trata-se de um dos mais importantes projetos do Estado neste momento, tendo em vista o alcance social e acadêmico. “O Centro terá alcance universal, com ênfase especial no ensino, pesquisa e extensão, por meio de políticas adequadas às boas práticas da aquicultura em todo o Maranhão”, afirmou.

Opinião esta que é compartilhada pelo reitor José Augusto Silva Oliveira, para quem a implantação do Cempea possiblitará a difusão do conhecimento de tecnologias modernas e viáveis, contribuindo, assim, para o cultivo do pescado de forma sustentável.

Maquete do CempeaSatisfeitos com o que viram na Universidade e mais ainda comprometidos com um projeto maior que visa ao desenvolvimento do Maranhão, os visitantes foram categóricos em afirmar que vão continuar buscando meios para que o Centro seja concluído. “Fiquem certo de que eu, Julião Amin e o Dutra vamos continuar lutando para que esse grandioso projeto seja executado. Contem conosco sempre”, disse o deputado Ribamar Alves. 

Terminadas as apresentações, membros do Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca (CAEP) entregaram placas de homenagens a algumas pessoas consideradas imprescindíveis para a realização da obra. Além disso, presentearam a todos os professores do Curso de Engenharia de Pesca, como agradecimento aos responsáveis pela formação dos futuros engenheiros.

Também participaram da visita para conhecer as obras do Cempea os pró-reitores Walter Canales (PRA); Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha (PROG); José Antonio Pereira (Proplan); Porfirio Candanedo (PPG); Vânia Lourdes Ferreira (Proexae); a diretora do CCA, Francisca Neide Costa; representantes da Agerp, Fapema, Marinha; bem como alunos e professores do curso de Engenharia de Pesca.

CEMPEA – O Centro Multidisciplinar tem o objetivo de promover a qualificação de alunos dos cursos de graduação e de nível médio do Estado, além de produzir alevinos, pós-larvas de camarão, sementes de ostras e girinos de rãs com certificação genética e sanitária.

Local de constru
</p>

        <hr>
        <br>

        <ul class=

  • Compartilhar:
  • Últimas Postagens - Array /