CCT realiza primeira aula do Curso de Introdução às equações diferenciais

Por em 20 de maio de 2012

Aconteceu, na tarde da última sexta-feira, 18, a primeira aula do Curso de Aperfeiçoamento “Introdução às Equações Diferenciais”, oferecido, gratuitamente, pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).

O professor Jorge Passinho, diretor do CCT, ministrou sobre Modelagem e Simulação de Sistemas. De acordo com ele, o assunto tem várias aplicações. O professor explica que a simulação é um momento em que é observado se valerá ou não apena investir em um determinado invento.

As simulações também podem ser empregadas para construção, teorias e hipóteses; descrever componentes de sistemas e na utilização de modelo para previsão de comportamento futuro.

A acadêmica Juliana dos Santos Viana, do 4º período de Engenharia da Computação (Uema), ressaltou, “fiquei muito feliz quando vi no site da Uema o anúncio do curso e imediatamente vim fazer minha inscrição.  Foi bastante interessante e vai ajudar muito os alunos da Engenharia, na área de equações sequenciais, ainda mais na parte de modelagem, em que algumas pessoas têm dificuldades”.

Participaram também estudantes da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), como Jefferson Cerejo, do 4º período de Oceanografia, que afirmou, “nosso curso também é da área de exatas, ao contrario do que muitos pensam, que é somente Ciências Biológicas. Há várias aplicações e é isso que viemos ver aqui. Nós já estudamos cálculo e equações diferenciais, mas não tivemos uma base com tantas aplicações como foram ditas pelo professor”.

O Curso Introdução às Equações Diferenciais possui carga horária de 30h e está sendo realizado no auditório do CCT, sob a coordenação dos professores Henrique Bezerra e Jorge Passinho. Serão ministradas aulas de aplicações das EDOs, Métodos Numéricos, soluções usando Mathcad e Matlab, além de Modelagem Experimental e Simulações.

As Equações Diferenciais têm várias aplicações práticas em áreas como medicina, engenharias, biologia e química. As soluções obtidas nos cálculos são empregadas, por exemplo, para projetar automóveis, pontes, circuitos elétricos e aviões.