Com auditório lotado, Polo de Esperantinópolis tem aula inaugural do Darcy Ribeiro

Por em 11 de maio de 2012

A Universidade Estadual do Maranhão realizou no dia 04 de maio, aula inaugural do Programa Darcy Ribeiro, no Polo de Esperantinópolis.

Para a solenidade estiveram presentes o prefeito da cidade, Mário Jorge Carneiro; o pró-reitor de Administração da Uema, Walter Canales; o supervisor do curso de Física do Programa Darcy Ribeiro, Jorge Passinho; o representante da secretaria de Educação, Jacinto Vargas; o secretário de Esportes e Juventude, Maylon Borges; a coordenadora de Polo, Isa Telma Lima; o presidente da Câmara municipal, Francinaldo Galvão e a vereadora, Ana Zélia Carneiro.

Diante de muita expectativa dos quase 200 acadêmicos, que lotaram o auditório da escola municipal Francisco Jovita, a coordenadora deu inicio a solenidade falando da importância do Programa para a cidade e parabenizando os alunos pelo ingresso no ensino superior. “Gostaria de dizer que todos vocês são muito bem-vindo na nossa casa e que o mais importante que iniciar é conseguir chegar no final. Portanto, não desistam diante das dificuldades”, expressou a coordenadora.

O prefeito de Esperantinópolis, Mário Jorge, destacou a importância da parceria com a Uema, para oportunizar que jovens da cidade possam cursar o ensino superior. O prefeito ressaltou ainda o papel da educação para o desenvolvimento social: “A educação é o único meio de transformação da nossa sociedade. Jamais conseguiremos uma equidade social sem utilizar a educação como caminho”.

O pró-reitor deu inicio a seu discurso, parabenizando a estrutura do Polo e os alunos pela aprovação no vestibular. Walter falou para os acadêmicos de licenciatura sobre a expectativa sobre a formação de cada um: “Vocês são a esperança da geração futura. A sociedade, a comunidade local, vai confiar em vocês a educação dos filhos e netos. A responsabilidade da educação futura estará nas mãos dos vocês, futuro professores”.

Durante a sua aula inaugural, o professor Jorge Passinho, reiterou as palavras do pró-reitor e discorreu sobre as expectativas da licenciatura e o papel do professor para o aprendizado do aluno.