Docente do CCSA defende tese de doutoramento

Por em 3 de maio de 2012

A professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Marivânia Leonor Souza Furtado realizou, recentemente, a defesa pública de sua tese de doutorado em Geografia* pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Presidente Prudente.

Com o título “Aquilombamento no Maranhão: um rio grande de (im) possibilidades”, o trabalho analisa o processo de aquilombamento como um movimento sócio-terrritorial, visando à conquista de direitos dos quilombolas na atualidade.

“Para ter acesso aos seus direitos constitucionalmente adquiridos, as comunidades quilombolas precisam, além de formar um quilombo em si, mobilizar-se e se tornar um quilombo para si. É esse o posicionamento que o Estado exige dessas comunidades”, comentou Marivânia.

A tese foi orientada pela Profª. Drª. Maria Aparecida de Moraes Silva, da Universidade Federal de São Carlos, que juntamente com os professores doutores José Sampaio Júnior (Uema), Carlos Rodrigues Silva (UFMA), Bernardo Maçano e Raul Guimarães (ambos da Unesp) compuseram a banca examinadora da pesquisa.

Bastante apreciado pela banca, o trabalho foi recomendado para publicação, e, ainda, indicado para concorrer como a melhor tese pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege).

*O Programa de Doutorado Interinstitucioal  (Dinter) em Geografia é fruto de um convênio firmado entre Uema e Unesp, visando à qualificação de seu quadro docente.