Fórum: SÃO LUÍS 400 ANOS, EM DEFESA DA SUSTENTABILIDADE


Por em 31 de maio de 2012



Rio de Janeiro/RJ, 12 a 22 de junho de 2012

FÓRUM DE DISCUSSÃO: SÃO LUÍS EM SEUS QUATRO SÉCULOS: impactos ambientais no passado, presente e soluções SUSTENTÁVEIS INSERIDAS NA PLURALIDADE DESENVOLVIMENTISTA NA ILHA DE UPAON-AÇU

tEMA cENTRAL: SãO LUÍS 400 ANOS, EM DEFESA DA SUSTENTABILIDADE

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA, DEPTO HISTÓRIA E GEOGRAFIA/ CURSO DE GEOGRAFIA/ NÚCLEO DE PESQUISAS EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SUSTENTABILIDADE (NEDERS) INSTITUTO BRASILEIRO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS (IBAMA)/ COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL   E  O CURSO DE AGRONOMIA DO CCA/UEMA.

 

OBJETIVOS

Integrar diversos setores da sociedade maranhense num processo de discussão coletiva no sentido de prover soluções sustentáveis para a ilha de Upaon-açu, visando à elaboração de uma Carta da Ilha de São Luís do Maranhão a ser encaminhada para as instituições governamentais e não governamentais e posteriormente para a Conferência Internacional de Meio Ambiente rumo ao Rio + 20.

PROGRAMAÇÃO

Data – 31 de maio de 2012

Local – Auditório do IBAMA

Horário – 8h às 12 h e 14h às 18h.

ABERTURA – 8 h – Acolhimento pelo Representante do IBAMA  e UEMA

9:00 – Palestra – O patrimônio cultural e planejamento urbano da ilha de Upaon-Açu.  Prof. Dr. Frederico Burnett. Depto de Arquitetura, UEMA.

10:00 – intervalo

 

10:15 – Apresentação do Projeto: Entre o possível e o desejável: o panorama do Centro Histórico na cidade de São Luís mediante a acessibilidade para o cadeirante, Discente: Alcimar F. Ribeiro; Orientadora: Profa. Dra. Hermeneilce Wasti Aires Pereira Cunha, Depto História e Geografia, UEMA.

 

10:30 – Divisão em grupos de trabalho

12:00 – Intervalo para o almoço

14:00 – Palestra – Políticas públicas para o meio ambiente da ilha de Opaon-Açu: em especial as águas, cenário presente e alternativas para o futuro. Profa. Dra. Ediléia Dutra Pereira – Depto. de Geociências, UFMA.

 

15:00 – Apresentação dos projetos:

1-Potencialidade de Energia Renovável na Região Metropolitana de São Luis do Maranhão. Prof. Pós Doutor Hamilton Almeida, Depto Agronomia – DFF/CCA/UEMA.

2- Sensibilização Ambiental através de trilhas ecológicas na ilha de Upaon-açu, grupo de discentes: Amanda D. Santos, Daniele R. Moreira, Danillo J.S. Serra, Hugo L. R. de Lima, Ita M. S. Serra, Marco A. C.Ribeiro. Universidade Estadual do Maranhão.

3-Projeto Geo nas praias: degradação e preservação ambiental das praias de São Luís, grupo de discentes: Ciro J.R.Barbosa, Esteliene C.Araújo, Hector H. S. Belo, João S.Corrêa, Rodrigo da C. Pereira, Valdelena A. S. Moraes, Thayanne D. Moreira, Cleto G. C. de Melo, Ronaldo B. Sodré.

 

15:30 – Intervalo

 

15:45 – divisão em grupos de trabalho

17:15 – apresentação dos resultados dos trabalhos em grupo e proposição da Carta da ilha de Upaon- Açu.

 

18:00 – encerramento

 

INSCRIÇÕES – Tel: 32448041 – horário – 15:00 às 17:00 h, Curso de Geografia UEMA, 32452611, Curso de Agronomia do CCA/UEMA.

 

EQUIPE TÉCNICA DO PROJETO

 

COORDENAÇÃO GERAL

 

Profª. Dra. Ana Rosa   Marques

 

ORGANIZADORA-Curso de Geografia – CECEN/UEMA

Prof. Pós Doutor Hamilton Jesus Santos Almeida – Curso de Agronomia- CCA/UEMA

 

COMISSÃO ORGANIZADORA DE TÉCNICO E DISCENTES

 

Edilene Ferreira Pinheiro Cutrim

Adriana M. Monteiro

Ciro José R. Barbosa

Cleto G. c. De Melo

Danillo J. S. Serra

Esteliene C. Araújo

Hector H. S. Belo

João S. Corrêa

Marco A. R. Costa

Marlene de J. G. Costa

Rodrigo C. Pereira

Ronaldo B. Sodré

Silvino J. dos Santos

Thayanne D. Moreira

Valdelena A. dos S. Moraes

Francilia Lopes França

Gustavo Gurgel Moreira

Bruno Coeelho Cruz

Daniel de Lima Correia

Thays Frazão de Jesus

Clique Aqui



Últimas Postagens