Parceria resulta em Laboratório de Solos e Tecidos Vegetais para o Cesba

Por em 30 de maio de 2012

Previsto para ser inaugurado na primeira quinzena de julho, o Laboratório de Análise de Solos e Tecidos Vegetais do Centro de Estudos Superiores de Balsas (Cesba), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), será utilizado para a realização de experimentos nas áreas de nutrição mineral de plantas e fertilidade de solo.

Os equipamentos já se encontram no local e foram financiados pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), após aprovação de um projeto encaminhado pelo Cesba ao Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE). A obra contou ainda com recursos provenientes de um convênio celebrado entre o Governo do Estado do Maranhão e a Prefeitura Municipal de Balsas.

Essa empreitada do Centro também possui o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio do Centro Nacional de Pesquisa de Algodão de Campina Grande (Pb) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que se dispuseram a promover cursos e a oferecer todo apoio técnico necessário para o bom funcionamento do laboratório.

Sob a coordenação do diretor do curso de Agronomia do Cesba, Carlomagno Pereira Lima, auxiliado pelos professores Luciano Façanha Marques, Leandro Silva do Vale e Marco Antônio Bezerra, o espaço contribuirá com a formação acadêmica dos alunos, no que diz respeito ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Segundo Carlomagno Lima,  além dos futuros agrônomos, estudantes de outros cursos do Centro também serão beneficiados com a implantação do Laboratório de Análise de Solos e Tecidos Vegetais, bem como estudantes de outras intituições de ensino da região que tiverem interesse em realizar pesquisas e gerar conhecimento.

Entusiasmado com  a nova ferramenta de ensino conquistada pelo Cesba, Carlomagno  assegura que o laboratório irá contribuir para o fortalecimento da agricultura na região, principalmente da agricultura familiar, graças à possibilidade de adoção de técnicas recomendadas de fertilização de solos, dentre outras.