Polo de Pedreiras recebe aula inaugural do Darcy Ribeiro

Por em 11 de maio de 2012

A Universidade Estadual do Maranhão realizou no ultimo dia 03, mais uma aula inaugural do Programa Darcy Ribeiro, dessa vez no Polo de Pedreiras.

Participaram da solenidade o vice-prefeito da cidade, Walber Rodrigues; o pró-reitor de Administração, Walter Canales; o supervisor do curso de Física do Darcy, Jorge Passino; o secretário adjunto de Educação, Julio Cesar da Silva; a gestora de educação regional de Pedreiras, representando a secretaria de Educação, Claudia Brasil e o coordenador do Polo, Cícero Aragão.

O vice-prefeito de Pedreiras, Walber Rodrigues, deu inicio a solenidade falando da importância do programa para a cidade: “Este Programa vai beneficiar jovens da região, possibilitando que se tornem profissionais qualificados, o que contribuirá na melhoria da educação no nosso município”.

A gestora de educação regional de Pedreiras, Claudia Brasil, representando a Secretaria de Educação do Estado, compartilhou deste pensamento e aproveitou o momento para agradecer a Universidade pela iniciativa. “É fundamental nessa ocasião agradecer a UEMA e aos governos estadual e municipal pelo esforço para implantar o Polo do Darcy em nossa cidade. Essa iniciativa contribuirá decisivamente para diminuir o número de professores sem licenciatura que atuem em nossos sistemas, oferecendo-lhes uma formação de qualidade social e acadêmica”.

O pró-reitor de Administração, Walter Canalles, falou do crescimento na UEMA pelo interior do Estado e ressaltou a importância das parcerias feitas com as prefeituras para a implantação dos Polos.

A aula inaugural foi realizada pelo supervisor de Física do Programa, Jorge Passinho, que durante sua apresentação falou sobre as normas do Programa, as expectativas da licenciatura e o papel do professor na sociedade. “A participação e o comprometimento do professor é fundamental para o aprendizado e bom desempenho do aluno” afirmou Passinho.

Para a acadêmica de matemática, Andressa Nascimento, da cidade de Lima Campos, a aula inaugural foi importante para conhecer melhor a instituição “Como acadêmica eu não era bem informada sobre algumas coisas do Darcy Ribeiro, e com a aula eu sei quais as normas e regras que regulamentam a Universidade. A aula foi essencial para saber qual a nossa papel na sociedade enquanto futuros educadores”.